Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > Posso plantar uma árvore?

Posso plantar uma árvore?


Gostaria de plantar uma árvore, na calçada, em frente a minha casa. Existe alguma recomendação, qual o tipo de árvore ideal?

Sim, existe um conjunto de normas técnicas para o plantio de árvores nas vias públicas.
Deve-se tomar inúmeros cuidados, tais como o distanciamento entre a árvore e a esquina, entre a árvore e a boca de lobo, o espaço sem pavimentação, ao redor da planta, destinado para o bom desenvolvimento das raízes e penetração da água.

Também deve-se observar se o porte da árvore desejada é adequado para o local do plantio, árvores muito grandes, podem danificar a rede elétrica.

Além disso, é importante que se plante árvores nativas do Brasil, de preferencia da região onde se mora. As espécies frutíferas atraem os pássaros. Na flora brasileira há inúmeras espécies de árvores extremamente bonitas, com grande potencial ornamental.

Em muitas cidades, existe uma forte linha de pesquisa neste sentido, as árvores exóticas¹ mais freqüentes, como Cinamomo e Lingustru, estão perdendo espaço para espécies nativas, como o Ipê (Tabebuia), Quaresmeira (Tibouchina), Chal-Chal (Allophylus) e outras.

Para se plantar uma árvore o ideal é contatar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, este órgão deve ter um departamento encarregado da arborização urbana, se não houver, consulte alguém experiente, como um botânico ou um paisagista.

¹ árvores exóticas: em botânica significa planta que não faz parte da flora nativa; planta introduzida; planta originária de outro país.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 10/11/2007. Última revisão: 07/03/2018
 COLABORADORES 
Mardiore Pinheiro Mardiore Pinheiro é Bióloga graduada pela PUCRS - Porto Alegre e mestre em Botânica na UFRGS - Porto Alegre.
todos artigos publicados