Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da família > Pense nisso, pense verde

Pense nisso, pense verde


Produzir menos lixo, isto é possível? Sim! Basta você usar alguns critérios na hora de fazer as compras. Sabe aquela mania de levar para casa dezenas de saquinhos de supermercado? Comece a usar a mesma sacola plástica para colocar vários produtos afins.

Essas sacolas branquinhas são as mesmas que entopem os bueiros, provocando as inundações. Dos bueiros, pela da água, elas são carregas para os riachos, para as lagoas e para o mar. Alguns plásticos levam aproximadamente 500 anos para serem degradados, outros são totalmente não-biodegradáveis.

Existem supermercados na Europa que embalam as mercadorias em sacolas de papel; elas são biodegradáveis e podem ser recicladas.

Estas atitudes inteligentes não se restringem às sacolas de supermercado. Na Alemanha e em outros países, bebe-se refrigerante em garrafas de vidro. Essas garrafas podem voltar para à indústria para serem reaproveitadas inúmeras vezes, pois podem ser recicladas ou reenchidas. Enquanto isso, o Brasil é o maior consumidor de garrafas PET do mundo. Por quê?

As indústrias produtoras de refrigerantes, multinacionais e nacionais, será que somente têm para nos oferecer aqueles minúsculos símbolos de reciclagem no rótulo de seus produtos?

Por que não adotar atitudes ecológicas também no nosso país? E nós consumidores? Você sabia que somos nós quem mandamos nessas empresas? É claro, nós compramos os seus produtos, nós decidimos para onde deve ir o nosso dinheiro.

Em muitos países as entidades ecológicas e os consumidores, há algum tempo, têm exigido atitudes limpas das empresas, isto é, modos de produção que causem menos impacto para o meio ambiente. Nós também podemos fazer isto no Brasil!

Pense nisso, pense verde! Nas compras dê preferencia para os produtos que agridam menos a natureza. Evite embalagens de isopor, prefira as de papel, elas são recicláveis. O isopor é totalmente não-biodegradável e além disso contém benzeno e CFC na sua composição.

O benzeno é cancerígeno e o CFC é aquele produto que está agredindo a camada do ozônio. Em relação aos detergentes, escolha um biodegradável. O fósforo composto químico usado na maioria deles é altamente nocivo para a natureza. Este composto em determinadas quantidades pode levar, até mesmo, à morte de rios.

Seja exigente, se você gosta de um determinado produto que contém substâncias ou que é vendido em uma embalagem que polui o meio ambiente, contate o fabricante, comunique a sua insatisfação, peça para que a embalagem seja trocada por uma que polua menos. Divulgue essas idéias para os seus amigos. Faça pressão! Lembre-se de que estas empresas precisam de nós, consumidores!
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/08/1999. Última revisão: 21/08/2018
 COLABORADORES 
Mardiore Pinheiro Mardiore Pinheiro é Bióloga graduada pela PUCRS - Porto Alegre e mestre em Botânica na UFRGS - Porto Alegre.
todos artigos publicados