Saude na Internet    Desde 1998

início > Saudável depois dos 60 anos > Na pós-menopausa, surge o perigo da osteoporose

Na pós-menopausa, surge o perigo da osteoporose


Mulheres que estão entrando na pós-menopausa, período após a cessação definitiva da função do ovário, devem tomar cuidado.

Esta é a época onde acontecem alterações do metabolismo ósseo, que pode acarretar a osteoporose.

Depois da fase da menopausa, onde há todos os sintomas desconfortáveis como calor, mudanças na pele e cabelo, depressão, dificuldade para dormir, entre outros, a mulher acaba sofrendo uma fragilidade nos ossos, fazendo com que ela esteja cada vez mais propicia a sofrer fraturas.

Segundo o ortopedista Marcello Serrão, cerca de 70% das mulheres com 50 anos ou mais já apresentam alteração de massa óssea, que se não for tratada a tempo poderá trazer fraturas no futuro e uma doença silenciosa.

"Esta doença possui poucas alterações clínicas, que se não forem levadas a sério poderá trazer um problema ainda mais grave", explica.

O grande problema desta doença é a falta de freqüência dos sintomas, "A não ser que a mulher já possua fraturas que ocorrem na maioria das vezes nos punhos, na coluna e no colo do fêmur", comenta Dr. Marcello.

O tratamento para esta doença, segundo Serrão, é a prevenção.

"A mulher deve começar a se tratar desde cedo, com exercícios físicos e dieta rica em cálcio e vitamina D para que na pós-menopausa ela não sofra ainda mais com as alterações ósseas", diz o especialista.

Além da prevenção, o tratamento também constitui em evitar cigarros, bebidas alcoólicas e muita cafeína.

Outros importantes tratamentos para o ortopedista são os medicamentos, terapia de reposição hormonal, estrogênios, calcitoninas (hormônio natural que desacelera o processo de perda óssea) e bifosfonato (medicamento não-hormonal que previne a perda de massa óssea, bloqueando a reabsorção óssea), "Entretanto, nenhum deles consegue reverter o quadro, reforçando o importante papel da prevenção", conclui.


O que é a Osteoporose?

A osteoporose é uma etapa natural do envelhecimento, que torna os ossos frágeis e suscetíveis a fraturas.

É o resultado da perda progressiva de massa óssea e acomete principalmente as mulheres no período pós-menopausa.

Os riscos mais importantes são os fatores ambientais, desde a falta de atividade física a inadequada ingestão de cálcio.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 16/07/2009. Última revisão: 17/03/2019
 COLABORADORES 

Informação para a Imprensa:
Maria Gabriela Carvalho: 7862-8810
Tatiana Viard: 7606-5661

todos artigos publicados

Dr. Marcello Ganem Serrão Dr. Marcello Ganem Serrão – Diretor do Centro Ortopédico Orto-Plus. Membro da Soc. Bras. de Ortopedia, Soc. Bras. de Cirurgia do Joelho e do Comitê de Joelho da SBOT – RJ. Especialista em medicina do esporte. Atua há dez anos em cirurgias do joelho e já operou vários jogadores importantes como: Felipe Campos, Paulo César, e Géder (ex-Vasco).
todos artigos publicados