Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > Por que beber água?

Por que beber água?


PUBLICIDADE
Dentro do nosso organismo a água se dedica a várias atividades importantes. Mas será que bebemos água o suficiente para abastecer o nosso corpo?

Especialistas dizem que tomar 2,0L a 2,5L*¹ de água por dia é a garantia de que estamos ingerindo a quantidade ideal para repormos as perdas obtidas pelo suor e excrementos e ainda hidratar e fornecer ao organismo os eletrólitos necessários para o equilíbrio de suas funções vitais.

Devemos nos lembrar também, que todos alimentos possuem água, quantidades distintas entre si, mas que são prontamente absorvidas pelo organismo.

60% do corpo humano de um adulto é formado de água, um recém nascido chega a ter quase 80% do seu organismo formado por líquidos. Nas pessoas idosas esse número cai para 50%, isso porque conforme envelhecemos vamos nos “desidratando” aos poucos.

A água quando dentro do organismo tem a função de regular a temperatura corpórea, através da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólicos, através da urina, fazer uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo, auxiliar no transporte de nutrientes até as células, auxiliar na prática de esportes pois ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga, dos músculos.

Dentre todas as vantagens que beber água oferece, podemos citar ainda que beber água ajuda a diminuir a sensação de fome, melhora a circulação sangüínea auxiliando portanto no tratamento de celulite e combatendo a flacidez. Os cabelos e a pele também agradecem quando o corpo é reabastecido com esse líquido cristalino e refrescante.

Mas atenção: Devemos ter o máximo de cuidado com a água que bebemos. Ela deve ser incolor, não apresentar cheiro e nem gosto.

Deve ser fervida ou filtrada e guardada em local tampado e longe de animais domésticos ou produtos químicos.

Quer saber o que é melhor ?! Água não tem nenhuma caloria e faz muito bem à saúde!!!

*¹ Dados referentes a pessoas não atletas em condições de clima específicos (temperado) sem atividades penosas.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/10/1999. Última revisão: 06/07/2015
 COLABORADORES 
Adriana Maria Adriana Maria - é nutricionista graduada pelo IMEC / RS e Técnica em Nutrição e Dietética pela ETE Júlio de Mesquita de Santo André / SP
todos artigos publicados