Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da família > Beber ou não durante a refeição?

Beber ou não durante a refeição?


Ingerir líquido junto com a comida, tem alguma relação com engordar ou não? Já ouvi várias pessoas falando isso, mas nao consigo me convencer da relação entre ingerir àgua com comida e engordar.

Bom, em primeiro lugar, água não engorda.

Água não tem nenhuma caloria, portanto não engorda. O que acontece é que as pessoas não tomam água junto das refeições, e sim tomam refrigerantes e bebidas açucaradas. E isso engorda!

Existem profissionais que acreditam que não se deve tomar líquidos, (incluindo a água) junto das refeições porque ela diluiria o suco gástrico, prejudicando assim a digestão.

Outros dizem, que a água é absorvida no exato momento em que é bebida, portanto não existe como ela prejudicar a digestão.

Tomar liquidos junto das refeições, é um hábito, e como todo hábito, é muito difícil de ser mudado, aconselho portanto a moderar a ingestão de liquidos durante as refeições evitando exageros.

Tomar suco natural e nao tomar refrigerantes é uma troca valiosa, ja que refrigerantes fornecem apenas calorias, enquanto que um copo de suco, muitas vitaminas e minerais.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 12/11/2007. Última revisão: 26/01/2019
 COLABORADORES 
Adriana Maria Adriana Maria - é nutricionista graduada pelo IMEC / RS e Técnica em Nutrição e Dietética pela ETE Júlio de Mesquita de Santo André / SP
todos artigos publicados