Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da família > Seu filho está crescendo medida certa?

Seu filho está crescendo medida certa?


( Marcelo Matusiak )
O crescimento de uma criança é acompanhado de perto por todos na família e pode ser um elemento importante para avaliação da saúde dos pequenos.

O quanto a criança está crescendo depende de fatores que podem ser genéticos. Porém há também elementos ambientais e um dos mais importantes é a alimentação.

O assunto foi abordado recentemente pela médica pediatra do Centre Universitaire de Santé McGill, no Canadá, e do L´Hôpital de Montréal pour Enfants, Ana Maria Guilhó de Araújo Sant´Anna, do Canadá.

- É importante determinar logo de início se há uma baixa ingestão de calorias. É preciso classificar se, realmente, a criança está mal nutrida explicando isso para os pais. Muitas vezes existe a queixa de que a criança não se alimenta bem, mas conseguimos mostrar através do gráfico de crescimento que isso pode não ser verdade - explica.

Além da baixa ingestão de alimentos existem fatores que podem ser agravantes como uma diarreia crônica ou vômitos frequentes.

Há também casos mais graves de aumento de demanda de calorias em função de doenças crônicas cardíacas, renais ou hipertireoidismo.

Um dos desafios hoje é mostrar aos pais que o uso de estimulantes de apetite é seguro, desde que numa população pediátrica normal, ou seja, sem nenhuma doença de base.

É comum a preocupação enorme em usar o estimulante de apetite por causa do medo da obesidade infantil. Porém, não há nenhum dado na literatura atual que prove isso, desde que usado sob supervisão médica - completou a médica.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 16/08/2012. Última revisão: 31/05/2018
 COLABORADORES 

PlayPress Assessoria de Imprensa
todos artigos publicados


A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 1936.
Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.

todos artigos publicados

 PARA SABER MAIS 
Comitê de Nutrologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul