Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da mulher > Por que fazer exercícios é tão difícil?

Por que fazer exercícios é tão difícil?


Qual o melhor exercício para perder peso: aeróbios ou anaeróbios?

Somente os exercícios aeróbios (exigem coração e pulmão em níveis mais elevados) propiciam um emagrecimento verdadeiro, porém, sabe-se que os exercícios anaeróbios são importantes para quem quer ir mais além.

Para realizarmos uma comparação: uma pessoa bem de vida, sem doenças, com uma conta bancária razoável, só tem a progredir cada vez mais na vida. Uma pessoa com um bom emprego, por exemplo, tende a ser cada vez mais desenvolvida.

Já uma pessoa mais humilde, tem muitas dificuldades para se estabelecer, já que tudo é mais difícil, a situação financeira, as oportunidades de crédito, etc.

Para o emagrecimento é assim também.
Uma pessoa obesa tem enormes dificuldades para iniciar e continuar um programa de emagrecimento.

Por que?

Porque seu metabolismo (poucos músculos) não suportam uma carga mais longa e intensa. Já as pessoas com uma boa musculatura nem precisam muito esforço para perder gordura, já que não tem, reunindo condições para malhar muito mais tempo.

Justamente as pessoas que querem emagrecer é que necessitariam ficar entre 45 min e 1h realizando atividades físicas. Só que elas não conseguem, pois suportam apenas entre 15 e 20 min de atividade em ritmo moderado, prejudicando seu programa de exercícios.

Por outro lado, as pessoas que não precisam emagrecer, suportam 2 a 3 horas de atividades pesadas. Pode parecer uma injustiça, não é mesmo? Mas é assim que funciona.

A solução?

Uma só. Controle alimentar com supervisão e orientação de nutricionista e muita atividade física, realizada corretamente, tais como: caminhadas, hidroginástica e musculação leve, para tonificar os músculos e gradativamente ir aumentando o metabolismo de queima das gorduras.

O progresso é lento mesmo, mas funciona. E não se esqueça: tudo isso com exames médicos e controle da sua saúde.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 19/11/2007. Última revisão: 24/01/2019
 COLABORADORES 
Newton Bittencourt dos Santos Newton Bittencourt dos Santos é graduado em Educação Física e especialista em Medicina e Ciências do Esporte pela UFRGS - Porto Alegre. Filiado à IAAF (Federação Internacional de Atletismo Amador).
todos artigos publicados