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Fibras e saúde


As fibras têm várias e importantes funções dentro do organismo humano.

Por serem constituídas de celulose, são relativamente insolúveis e essa característica é o que as faz tão necessárias em nossa dieta alimentar.

Por darem sensação de saciedade a quem as consome, as fibras são sempre recomendadas em regimes de emagrecimento, devendo sempre serem consumidas no início das refeições.

Uma dieta equilibrada e com adequada concentração de fibras faz com que a quantidade de mastigação e salivação aumentem, portanto teremos uma digestão mais perfeita. Esse aumento na salivação e na mastigação se faz necessária uma vez que as fibras apresentam um grande volume.

Esse volume é responsável também para a manutenção da motilidade gástrica, ou seja, quando ingerimos a quantidade adequada de fibras, o nosso sistema digestório trabalha mais e melhor evitando assim, incômodos como a prisão de ventre.

Isso tudo porque as fibras têm a capacidade de reter maior quantidade de água e dar maior volume às fezes, fazendo com que o transito intestinal seja aumentado.

Há estudos que indicam que consumir a quantidade ideal de fibras diárias preveniriam uma série de doenças e entre elas o Câncer de Cólon e o Colesterol Alto.

Especialistas recomendam que as fibras sejam ingeridas na quantidade de 1g para cada 100 kcal da dieta, o que equivaleria a uma dieta de 2000 kcal a quantidade de 20 gramas de fibras. (Varo Duarte, 1999)

Os alimentos mais ricos em fibras são as frutas, os legumes e os vegetais, podendo ser encontradas, ainda que em pouca quantidade, nos outros tipos de alimentos.

Dietas que contenham sempre em suas refeições um alimento de cada grupo alimentar, certamente terão quantidades suficientes de fibras, mas vale lembrar sempre algumas dicas para preservá-las e consumí-las melhor:

- Ferva a água em que vai cozer os legumes primeiro. Assim quando colocar os legumes para cozer a água já estará aquecida e o alimento será cozido mais rapidamente, evitando a perda de fibras e principalmente de vitaminas.

- Dê preferência sempre aos alimentos crús. E sempre os lave muito bem.

- Quanto menos o alimento for partido melhor. Evite cortar as folhas em pedaços muito miúdos.

- Coma as frutas com casca.

Alimente-se adequadamente e coma alimentos que contenham fibras pensando sempre na sua Saúde e Qualidade de Vida!
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Publicado em: 01/02/2000. Última revisão: 02/02/2019
 COLABORADORES 
Adriana Maria Adriana Maria - é nutricionista graduada pelo IMEC / RS e Técnica em Nutrição e Dietética pela ETE Júlio de Mesquita de Santo André / SP
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