Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da mulher > Desintoxicar faz bem!

Desintoxicar faz bem!


Para o bem-estar do corpo humano, é importante que ele consiga eliminar as muitas substâncias que o intoxicam e travam o seu funcionamento, principalmente depois das festas de fim de ano e carnaval, quando a alimentação foge do padrão diário.

Atualmente, com a correria dos dia-a-dia e a facilidade de consumo de alimentos industrializados, as dietas contribuem para que o corpo fique ainda mais intoxicado.

De acordo com a nutricionista do Gaya Yoga Spa, Natália Chede, "cerca de 80% das doenças que mais acometem a população atualmente estão diretamente ligadas à ingestão e produção em excesso de substâncias que nosso corpo só poderia tolerar em pequenas doses e de vez em quando. Isso porque os órgãos excretores necessitam de tempo para eliminá-las".

É preciso então ajudar o corpo a eliminar essas substâncias tóxicas e a melhor forma de fazer isso é através da desintoxicação.

A nutricionista explica que a intoxicação vai além da dieta diária de cada um.

"Nós nos intoxicamos diariamente através dos alimentos que ingerimos, da água que bebemos, do ar que respiramos, dos produtos que usamos na pele e também através dos pensamentos que geramos, das emoções que vivemos, do estresse" comenta.

Mas é preciso saber quais alimentos intoxicam o corpo e evitar o seu consumo em excesso.

Entre os vilões estão o álcool, o café, o açúcar branco, aditivos químicos encontrados nos produtos industrializados, gordura animal e os agrotóxicos utilizados nos alimentos.

Com a proposta de uma alimentação consciente e equilibrada é possível melhorar a saúde do corpo, tanto física quanto mental. É importante sempre se preocupar com o que é ingerido, como é feita essa ingestão e se a eliminação dos dejetos é satisfatória.

A especialista garante que "a quantidade de toxinas ingeridas e auto-geradas não deveria ultrapassar a nossa capacidade de se desintoxicar, e, para isso, é muito importante minimizar essa intoxicação e ao mesmo tempo favorecer o pleno funcionamento dos órgãos de eliminação".

Para tanto, Natália indica o consumo de alimentos que ajudam na faxina do corpo. "Os alimentos desintoxicantes favorecem a eliminação dos dejetos, mas também nutrem, vitalizam e rejuvenescem" comenta.

A ingestão de sementes e grãos germinados - os brotos, as frutas e hortaliças orgânicas, os cereais integrais, as leguminosas e oleaginosas, como as nozes e a ingestão de 2 litros de água por dia é essencial.

"É importante também mastigar bem os alimentos, fazer as refeições com calma mas sem excesso de alimentos, pois a quantidade não significa qualidade. Refeições leves a noite e a prática de atividades físicas, como o yoga e a caminhada, colaboram para um organismo mais saudável", finaliza a nutricionista.


Sugestão da Nutricionista:

Suco desintoxicante:
- Suco de 4 laranjas
- 2 fatias grossas de abacaxi
- 1 colher de sobremesa de gengibre ralado
* bater tudo no liquidificador.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/07/2009. Última revisão: 22/03/2018
 COLABORADORES 

Flávia Ferreira - IEME Comunicação
www.iemecomunicacao.com.br
(41) 3253-0553

todos artigos publicados

Natália Chede A nutricionista Natália Chede é membro do Departamento de Medicina e Nutrição e Coordenadora do Departamento de Culinária da Sociedade Vegetariana Brasileira. Formada pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, vem desenvolvendo seu trabalho com foco na desintoxicação do organismo e reeducação alimentar. Atende no Gaya Yoga Spa.
todos artigos publicados