Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da gestante > Amamentação, um direito da mãe e do bebê

Amamentação, um direito da mãe e do bebê


Nada é melhor para a criança do que se alimentar do leite materno. E nada melhor para a mãe do que poder ver seu filho crescer com saúde devido ao seu próprio leite.

A Semana Mundial de Amamentação é organizada todos as anos por inúmeras organizações internacionais desde o início dos anos 90.
Segundo a Dra. Maria Tereza da Costa, presidente da Soperj, o objetivo sempre é o de incentivar o aleitamento materno, ressaltando a vantagem desta prática comparada a fórmulas artificiais para alimentação das crianças nos primeiros meses de vida. "Com a amamentação, as crianças adoecem menos, reduzindo a mortalidade infantil e o risco de desnutrição", garante ela. Para a mãe, os benefícios também são inúmeros. "Reduz-se o risco de câncer de mama e o vínculo afetivo que se estabelece com a criança é enorme", explica a Dra. Maria Tereza.

Alguns pontos são essenciais para garantir este direito da mãe e do bebê: o acesso à informação, a adequada assistência perinatal, licença-maternidade e paternidade, e creches no local de trabalho.

É importante também frisar que não existe "leite fraco". "O colostro, líquido amarelado que a mulher produz nos primeiros dias de amamentação, é perfeito para o recém-nascido, por suas proteínas e células de defesa que protegem a mucosa intestinal do bebê", ressalta a pediatra.

A prática da amamentação reduz em seis vezes o risco de morte por diarréia e de contração de outras infecções antes de a criança completar um ano de vida.

A criança que se alimenta com o leite materno tem menos chances de desenvolver doenças alérgicas do que aquela alimentada artificialmente. Além disso, o leite materno é um meio econômico e prático de alimentar o bebê.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/08/2000. Última revisão: 07/09/2018
 COLABORADORES 

DB Press - Cristiane Boechat
21 544-8099 / 544-7394 / 544-0054 / 9789-6693


Dra. Maria Tereza da Costa, Pediatra - presidente da Soperj - Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro
todos artigos publicados