Saude na Internet    Desde 1998

início > Saudável depois dos 60 anos > Alzheimer - Vestir-se

UniEuropa Business School

Alzheimer - Vestir-se


UniEuropa Business School PUBLICIDADE
Entenda o Alzheimer :

Alzheimer, conhecido também como o Mal de Alzheimer ou Doença de Alzheimer (DA), é uma doença degenerativa. Embora atualmente seja incurável, possui tratamento que pode melhorar muito a qualidade de vida do portador.

Alzheimer hoje é a principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos no Brasil e em Portugal.

A doença atinge 1% dos idosos entre 65 e 70 anos mas apresenta aumento exponencial, atingindo mais de 60% depois dos 90 anos.


Tratamento do Alzheimer:

Com o tratamento é possível melhorar a condição de saúde do portador, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas da doença, proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família, além de controlar as alterações de comportamento.


Como ajudar o portador de Alzheimer a vestir-se:


Algumas vezes, o portador de Alzheimer pode aparecer em público trajando roupas inadequadas. Muitas vezes ele se esquece de como realizar o ato de vestir-se.

Em outras situações, o portador não percebe sequer a necessidade de mudar suas roupas, podendo permanecer semanas com a mesma roupa.

Em muitos casos, o familiar e/ou cuidador deve participar ativamente e orientar o portador sobre os hábitos de higiene e troca de roupas.

Trate de estimular a autonomia no vestir-se. Selecione de antemão algumas mudas de roupas (duas ou três) e estimule a escolha por parte do portador.

Algumas vezes, o portador gosta mais de uma determinada roupa. Nesse caso, procure ter mais de um modelo igual ou semelhante para que o portador sinta-se confortável e satisfeito.

Tenha um cuidado especial com os sapatos, dando preferência aos modelos antiderrapantes.

Os chinelos podem representar um risco adicional, visto que, em algumas situações, o portador pode apresentar dificuldades para levantar a perna e enganchar os chinelos em degraus ou tapetes, resultando em graves quedas.


UniEuropa Business School

Publicado em: 20/12/2006. Última revisão: 18/08/2019
 COLABORADORES 

Redação Saúde na Internet

 PARA SABER MAIS 
ABRAz - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALZHEIMER
www.abraz.com.br
Guia de Segurança e Nutrição para portadores de Alzheimer. Phoenix Comunicação Integrada.