Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > Dieta saudável para emagrecer

Dieta saudável para emagrecer


PUBLICIDADE
Conhecemos vários tipos de dietas usadas para emagrecer, desde as que prometem perda de peso tomando somente líquido até as que dizem que você pode comer ovos e maionese, sem se preocupar com a quantidade desses alimentos e com alto teor de gordura.

Mas qual é a dieta que realmente lhe auxilia na perda de peso ? Como é a uma dieta saudável para emagrecer?

Dietas que restringem a ingestão de determinados tipos de alimentos com o objetivo de diminuir o valor calórico, já podem ser consideradas negativas ao organismo, pois normalmente são muito limitadas em nutrientes e podem causar deficiência de vitaminas, minerais atrapalhando o funcionamento corporal.

Sabemos que uma dieta ideal para emagrecer deve ser equilibrada, ou seja, deve conter um pouco de cada nutriente.

Então, o que lhe fará perder peso se você vai poder comer todo tipo de alimento ?

Bom o segredo está na quantidade de alimentos a serem consumidos diariamente.

Nem dieta só a base de frutas e nem dietas somente a base de líquidos, para perder peso de forma eficiente e segura você pode ter uma alimentação variada !

Observe abaixo um modelo de dieta para emagrecer:

Dieta hipocalórica de aproximadamente 1200 kcal

Café da manhã
leite desnatado (1 xícara) c/ café
pão (1 fatia ou ½ unidade)
margarina light

Lanche
fruta

Almoço
arroz (3 colheres de sopa)
carne de frango, bife ou peixe grelhado ou cozido (1 filé médio)
legumes cozidos (3 colh. sopa)
salada (folhas) à vontade

Lanche
chá à vontade com torradas (2 unid)
ricota

Jantar
idem almoço ou sopa de legumes c/ carne

Obviamente, a alimentação acima é apenas um exemplo, a dieta de um indivíduo para perda de peso deve ser individualizada e adequada as necessidades e aos hábitos alimentares de cada pessoa.

Além de controlar o total calórico da dieta, deve-se diminuir a porcentagem de energia derivada das gorduras, controlando assim também a taxa de colesterol, ajudando a diminuir os riscos de problema cardiovasculares.

Os medicamentos como anfetaminas, dietilpropiona, fenfluraminas, entre outras, também são utilizadas na diminuição do peso.

Essas drogas tem como objetivo diminuir o apetite, reduzindo assim a ingestão de alimentos e consequentemente calorias.

O problema é que quando essas pessoas param de tomar os medicamentos elas normalmente voltam a engordar, sofrendo um efeito “rebote”.

Para reverter esse processo é necessário que haja uma mudança na alimentação, com alterações de hábitos alimentares tornando o hábito de comer uma atitude saudável.

Dicas para a perda segura de peso:

Fracione em 4, 5 ou até mesmo 6 as refeições diárias;

Faça cada refeição com calma, sente-se para comer e mastigue bem, isso ajuda na digestão e aumenta a saciedade;

Tome bastante água (aprox. 2 l/dia), mas evite tomá-la junto às refeições;

Evite frituras e alimentos ricos em gordura como carnes gordas, creme de leite ...;

De preferência então às carnes magras, grelhadas ou cozidas;

Folhas podem ser consumidas à vontade, pois possuem um valor calórico muito baixo;

Frutas também devem fazer parte do cardápio, pois são fontes de vitaminas;

Massas podem ser consumidas, mas de preferência com molho de tomate fresco ou ao sugo, normalmente molhos à base de creme de leite e queijos deixam a massa muito calórica;

De preferência aos queijos brancos, evitando os mais amarelos pois são mais calóricos;

Sempre que puder consuma alimentos lights ou diets, eles realmente podem auxiliar no controle do peso, mas mesmo assim não exagere nas quantidades;

Chás e cafés com adoçantes podem ser consumidos a vontade.

O segredo é perder peso com equilíbrio, seguindo as orientações da pirâmide dos alimentos e controlando a quantidade de alimentos ingeridos.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/11/1999. Última revisão: 12/11/2014
 COLABORADORES 

Dra. Silvia Elena Mantovani - Especialista em Fisiologia do Exercício pela EPM e Nutricionista da Probiótica - Nutrição Esportiva. CRN: 6117.
todos artigos publicados