Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > Qual exercício é melhor para a saúde?

Qual exercício é melhor para a saúde?


Os chamados exercícios aeróbicos, que exigem do pulmão e coração, no mínimo 60% da freqüência cardíaca máxima (FCMáx = 220-idade em anos) de esforço.

Entre essas atividades físicas podemos citar: caminhada, natação, dança, andar de patins, andar de bicileta, entre outras.

Deve-se priorizar na escolha uma atividade física que seja prazerosa para a pessoa. Quem faz o que gosta, beneficia o corpo e a mente também, e é isso que torna o exercício um hábito. Quando a atividade física é prazerosa, deixa de ser um sacrifício. As pessoas a incorporam as suas vidas e quando deixam de fazê-la, sentem falta.

Essa necessidade não é somente subjetiva: quando um exercício está dentro de uma faixa agradável, há liberação de endorfina, um neurotransmissor que dá sensação de bem estar ao indivíduo.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/08/1999. Última revisão: 24/09/2018
 COLABORADORES 
Newton Bittencourt dos Santos Newton Bittencourt dos Santos é graduado em Educação Física e especialista em Medicina e Ciências do Esporte pela UFRGS - Porto Alegre. Filiado à IAAF (Federação Internacional de Atletismo Amador).
todos artigos publicados