Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > O Verão e você!

O Verão e você!


Durante todos os dias do ano devemos ter cuidado com os alimentos que ingerimos, afinal, somos o que comemos. E mesmo assim é difícil encontrar uma única pessoa que nunca tenha tido reações indesejáveis a algum tipo de alimentação.

Dores de cabeça, dores no estômago, enjôos, vômitos, diarréia e às vezes até mesmo febre; são sintomas de uma possível Intoxicação Alimentar, doença que nesta época do ano dobra o seu número de vítimas.

As melhores condições para a proliferação de bactérias estão em um ambiente quente (até 65ºC) e úmido, e se isso estiver associado a más condições de higiene e principalmente más condições de armazenamento as chances de um alimento “fazer mal” são de praticamente 100 %.
É isso que faz do verão a época do ano mais propícia a surtos de doenças veiculadas por alimentos.

As pessoas vão viajar e é claro, saem dos seus hábitos alimentares. O consumo de frutos do mar nesta época do ano triplica; ( é importante salientar que os frutos do mar não são vilões quando bem preparados e armazenados), as pessoas por estarem “de férias” deixam de se preocupar com a alimentação.

Para que você possa aproveitar todas as épocas do ano e principalmente o verão existem algumas dicas que podem ser seguidas, destacamos algumas principais para você:

Durante as viagens:
- Lavar bem as mãos antes das refeições, antes de preparar alimentos e principalmente após usar o banheiro
- Não consumir frio, alimentos que deveriam ser servidos quentes, por exemplo; espetinho de camarão.
- Dar preferência a frutas e alimentos leves, sem cremes ou maionese.
- Mas se for impossível resistir, dê preferência a alimentos fritos na hora (altas temperaturas eliminam agentes patogênicos), dê sempre uma olhadinha no óleo da fritura, óleo sujo contém uma substância chamada acroleína, que não causa Intoxicação Alimentar, mas causa uma azia...)
- Beba bastante líquidos e principalmente água, já que você vai precisar repor todos os minerais que perder através do suor naqueles maravilhosos dias de calor.

Dicas para seguir em casa:
- Lavar muito bem as mãos antes das refeições, antes de preparar alimentos e principalmente depois de usar o banheiro.
- Cozer bem os alimentos e resfriá-los o mais rápido possível.
- Não usar os mesmos utensílios para preparar alimentos crús e cozidos.
- Lavar bem as tábuas de carne antes de cortar sobre elas alimentos cozidos, ou qualquer outro tipo de alimento, crú ou cozido.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/01/2000. Última revisão: 23/12/2018
 COLABORADORES 
Adriana Maria Adriana Maria - é nutricionista graduada pelo IMEC / RS e Técnica em Nutrição e Dietética pela ETE Júlio de Mesquita de Santo André / SP
todos artigos publicados