Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do homem > O Café

UniEuropa Business School

O Café


UniEuropa Business School PUBLICIDADE
Pela manhã, após o almoço ou jantar, no meio da tarde, a qualquer hora do dia, ele é um prazer e um hábito que faz parte da vida de quase todos os brasileiros, o café.

Bebida preparada pelos árabes, que resolveram torrar, moer e misturar à água quente a frutinha vermelha do cafeeiro, já foi o principal produto de exportação do nosso país. Sendo hoje, o Brasil segundo maior consumidor mundial de café, voltaram a moda as cafeterias, lugares charmosos onde as pessoas se encontram para um bom diálogo, um happy hour, e não só para o consumo do café tradicional, mas também de todas as suas variações que vão desde sobremesas, a drinques, e também acompanhamentos e lanches rápidos.

Mas nutricionalmente quais os reais efeitos desta bebida?

A cafeína, principal componente do café, é considerada um estimulante cerebral, pois concorre com a adenosina, substância liberada pelos neurônios que deprime o sistema nervoso central, desta maneira acaba melhorando o humor e a atividade cerebral.
Mas é bom observarmos a quantidade ingerida, ela varia de pessoa para pessoa, porém o mais comum é até três xícaras por dia serem suficientes para melhorar o desempenho e manter-nos mais animados, acima de cinco xícaras pode causar irritação, insônia, taquicardia.

Dê preferência ao café passado, do que ao café solúvel , ele tem menor concentração de cafeína. Para as crianças pode ser acrescido de leite o que aumenta o seu valor nutricional, sem contar as inúmeras possibilidades de preparações existentes, a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) possui em seu site além de todo o histórico do café e notícias mais recentes de pesquisas científicas e de mercado, muitas receitas vão do prato principal à sobremesa.

Então aproveite! Faça do café um aliado do seu dia-a-dia!


UniEuropa Business School

Publicado em: 01/10/2000. Última revisão: 05/02/2019
 COLABORADORES 

Christianne Souza de Oliveira é nutricionista graduada pelo IMEC - Porto Alegre - RS. CRN2: 2623
todos artigos publicados