Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > Bebidas energéticas

Bebidas energéticas


As bebidas energéticas têm como objetivo principal repor as perdas de água e sais minerais ocorridas durante as atividades físicas.

Algumas bebidas são isotônicas, isto quer dizer que apresentam a mesma concentração molecular dos fluídos do organismo, sendo assim podem ser transferidas para a corrente sanguínea facilmente.

Um exemplo de bebida super-isotônica natural é a água do côco.

O principal papel dessas bebidas é retardar ao máximo a desidratação e permitir que a musculatura continue hidratada para desempenhar seu papel de contração muscular a nível das fibras.

Elas devem retardar o estresse muscular auxiliando no rendimento do atleta.

Quem sofre de disfunções renais, hipertensão ou outras disfunções orgânicas devem consultar seu medico ou nutricionista antes de sair por aí ingerindo bebidas energéticas.

Um ponto importante é saber a procedência da bebida e seguir as recomendações expressas nos rótulos dos produtos disponíveis no mercado brasileiro.

Compre sempre produtos registrados e aprovados pelo Ministério da Saúde, dentro do prazo de validade e que estejam sendo fiscalizados pelos órgãos competentes.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 12/11/2007. Última revisão: 14/12/2018
 COLABORADORES 
Newton Bittencourt dos Santos Newton Bittencourt dos Santos é graduado em Educação Física e especialista em Medicina e Ciências do Esporte pela UFRGS - Porto Alegre. Filiado à IAAF (Federação Internacional de Atletismo Amador).
todos artigos publicados