Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do homem > Mergulho, um esporte apaixonante

UniEuropa Business School

Mergulho, um esporte apaixonante


UniEuropa Business School PUBLICIDADE
O mergulho é uma das atividades desportivas que mais exige preparo físico em perfeitas condições, isto porque vai ser exigido a máxima capacidade pulmonar e cardíaca a níveis que superam as atividades físicas convencionais.

E por causa do peso de coluna d'agua o mergulhador deve suportar 1,2 atmosferas e isso não é fácil.

Você deve estar bem condicionado ao meio aquático, ter sua função pulmonar avaliada em provas de laboratório por um Pneumologista.

Deverá ter passado por rigoroso teste com Otorrinolaringologista a fim de testar sua capacidade para suportar a pressão na água.

E principamente você devera ter idoneidade específica para praticar mergulho.

Atividades aeróbicas convencionais são adequadas quando aliadas a um treinamento muscular de resistência à fadiga, mas principalmente ter um bom preparo para executar apnéia.

É desnecessario dizer que seu exame médico deve estar em dia, pois o mergulho trabalha também, a pressão psicológica do ser humano em situações de perigo.

A embolia gasosa costuma ser um dos acidentes mais frequentes entre mergulhadores e exige conhecimento técnico e preparo físico constante.

Uma consulta ao Cardiologista é de suma importância para quem vai praticar mergulho, pois as arritmias cardíacas e paradas cardíacas podem acontecer neste tipo de solicitação física ainda mais se houver algum histórico clínico na familia que envolva problemas cardíacos.

É sempre bom lembrar que o mergulho é um esporte apaixonante e por isso mesmo deve ser praticado com a máxima segurança pois o meio aquático não é o nosso meio natural de locomocao.

Um dos maiores atletas e preparador físico Brasileiro foi Cláudio Coutinho que morreu durante um mergulho no Rio de Janeiro.

O mergulho junto com asa-delta (vôo-livre) está entre os esportes mais perigosos do mundo com um percentual de acidentes fatais em torno de 3%.


UniEuropa Business School

Publicado em: 14/11/2007. Última revisão: 04/01/2019
 COLABORADORES 
Newton Bittencourt dos Santos Newton Bittencourt dos Santos é graduado em Educação Física e especialista em Medicina e Ciências do Esporte pela UFRGS - Porto Alegre. Filiado à IAAF (Federação Internacional de Atletismo Amador).
todos artigos publicados