Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da gestante > Meningite Meningocócica C

Meningite Meningocócica C


O que é a Meningite?

A Meningite meningocócica é a inflamação nas meninges, membranas que recobrem o cérebro, causada pela bactéria Neisseria meningitidis.

Pode ser causada por vários tipo de microorganismos, como vírus ou bactérias, e é transmitida pelas gotas expulsas pela fala, tosse, espirro ou beijo.

O risco de contrair a meningite existe para todas as idades, sendo que dos três meses a um ano de vida a criança encontra-se no período de maior risco.

A Meningite meningocócica é considerada uma doença grave, já que pode causar um infecção generalizada atingindo várias partes do corpo, podendo causar a morte ou deixar sequelas permanentes como: surdez, amputação dos membros, danos cerebrais, etc.


Formas de transmissão

A transmissão ocorre por via respiratória, através do contato com secreções nasofaríngeas (nariz ou garganta). A bactéria, Neisseria meningitidis, conhecida como Meningococo, se instala e se multiplica na garganta, podendo ou não produzir sintomas da doença.


Sintomas

Os principais sintomas da meningite meningocócica são:
- febre alta (38 41 C),
- dor de cabeça muito forte,
- náuseas,
- letargia,
- fotofobia (desconforto a luz brilhante),
- vômitos em jato e,
- rigidez da nuca (pescoço duro),
- em bebês: moleira abaulada, febre e irritabilidade.


Formas de prevenção da doença

Hoje existem vacinas eficientes contra o meningococo, principal agente causador da meningite meningocócica, que estão disponíveis em consultórios e nas clínicas particulares de vacinação.

Embora a vacina não esteja disponível na rede pública brasileira, crianças com condições de saúde específicas tem direito a receber do Governo, gratuitamente, a vacina através dos CRIEs Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 31/05/2009. Última revisão: 18/09/2018
 COLABORADORES 

Redação Saúde na Internet

 PARA SABER MAIS 
Brasil - Centro de Vigilância Epidemiológica.
ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/RESP/MENI_SOBRE.pdf
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/indicações_cries.pdf
Meningococcal Disease
http://www.cdc.gov/nip/publications/pink/mening.pdf
Farhat CK, Marques SR. Doenças Meningocócicas. In: Farhat CK, Carvalho LHFR, Succi RCM. Infectologia Pediátrica. São Paulo: Atheneu, 2007: 413-29.