Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da família > Medicamentos Genéricos, Similares e de Marca

Medicamentos Genéricos, Similares e de Marca


Genérico: é o medicamento que possui o mesmo princípio ativo (substância do medicamento que provoca sua ação terapêutica), as mesmas características e a mesma ação terapêutica que um de marca (nome fantasia), comprovadas pelos testes de equivalência.

Ele deve ser uma cópia fiel do de marca, inclusive na apresentação (comprimidos, xarope, injetável, etc) e na dosagem.

Similares: são os medicamentos que copiam os princípios ativos dos remédios de marca, propondo-se a ter a mesma ação terapêutica, mas que não são cópias fiéis dos originais, podendo variar nas formas de apresentação e de dosagem, como exemplo, temos o ácido acetil salicílico sendo vendido sob as mais variadas denominações e apresentações.

Existem no Brasil desde a década de 70. Normalmente os similiares ocasionam o mesmo efeito terapêutico que os remédios de marca e são geralmente mais baratos.

O remédio de marca e o similar devem ter na embalagem o nome do princípio ativo e um nome fantasia.

O genérico deve ter apenas o nome do princípio ativo.

Os médicos têm total liberdade de indicar remédio de marca, genérico ou similar; em caso de troca, apenas um farmacêutico pode efetuá-la (não um balconista), se o médico não expressar a frase "não autorizo a troca".

Alertamos ainda que um remédio de marca somente poderá ser trocado por um genérico, não por um similar.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde definiu normas para o registro dos genéricos e sua liberação no mercado, devendo seu uso provocar uma queda nos preços dos medicamentos.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/05/2000. Última revisão: 22/01/2019
 COLABORADORES 
Dra. Marta Maria Spohr Diefenthaeler Marta Maria Spohr Diefenthaeler é formada pela Faculdade Católica de Medicina do Rio Grande de Sul - Porto Alegre. Curso de Pós-graduação em Geriatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Porto Alegre. Cremers: 3918
todos artigos publicados