Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da gestante > Mamãe ecológica

Mamãe ecológica


Atualmente frente ao crescente interesse pelos temas ambientais é necessário acrescentar alguns itens na educação dos filhos. Nas escolas as crianças já debatem assuntos relacionados com a preservação do meio ambiente, como a reciclagem do lixo e o respeito pelos seres vivos.

Sabemos que a educação é um processo que se alicerça em casa, onde as crianças passam a maior parte do tempo na companhia de seus pais e irmãos. Assim, os pais e principalmente as mães, com quem as crianças mais ficam, possuem a enorme responsabilidade de colaborar com os educadores incentivando em seus filhos o respeito e a consciência pela vida que nos cerca e da qual fazemos parte. E como você, mamãe, pode colaborar?

Comece participando das campanhas de reciclagem de lixo, separe o lixo seco (vidros, latas, plásticos, jornais, revistas...) do lixo orgânico (restos de alimentos, papel higiênico, guardanapos...). Incentive para que todos em casa criem este hábito. Ao ir passear com seu filho você também pode ensiná-lo a usar as latas de lixo. Estes pequenos gestos, além de lhes renderem alguns elogios, evitarão que ruas e parques fiquem sujos e desagradáveis.

Ensinar para as crianças a importância da reciclagem do lixo já é um grande passo, mas não é o único, pois a compreensão da importância da preservação do meio ambiente só pode enraizar forte depois que se estabelece a consciência da nossa relação com a natureza. Isto é, a criança precisa aprender que ela não é alguma coisa isolada, guardada em algum lugar que ninguém sabe onde fica.

Vivenciar a natureza com os filhos talvez seja a mais bonita e prazerosa tarefa.

Ao ir brincar com as crianças nos parques as mães podem reservar um espaço para mostrar que a natureza esta bem ali. Está no cheiro e no colorido das flores, nos passinhos do sabiá que procura alimento, na sombra da árvore que nos refresca, no tapete de grama verde onde muitas crianças ensaiam os primeiros passos enquanto outras observam maravilhadas o algodão branco que corre no céu. É exatamente isto, é preciso poesia, é preciso arte para ensinar os filhos. Estes momentos com certeza serão inesquecíveis e deliciosos.

A criança que vivencia estas experiências dificilmente será levada a jogar lixo nas ruas ou a maltratar os animais e as plantas. Ao contrário, ela não só apreenderá a observar e respeitar a natureza, como também passará a gostar mais de brincar em parques e praças, pois estes lugares deixarão de ser estáticos, tornando-se misteriosos e excitantes.

Para você, mamãe ecológica, para os demais leitores que já estão engajados na luta pela preservação do meio ambiente e para aqueles que precisam de mais informações, no próximo mês explicarei melhor porque reciclar o lixo é importante para a preservação do meio ambiente, abordando os aspectos da poluição e dos recursos naturais.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/06/1999. Última revisão: 07/05/2018
 COLABORADORES 
Mardiore Pinheiro Mardiore Pinheiro é Bióloga graduada pela PUCRS - Porto Alegre e mestre em Botânica na UFRGS - Porto Alegre.
todos artigos publicados