Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > Exercícios tem hora certa?

Exercícios tem hora certa?


Qual o melhor horário para praticar exercícios físicos?

Não há uma resposta definitiva para esta questão pois as pessoas são muito heterogneas e não há estudo que mostre que um determinado horário é melhor do que outro.

Na verdade vai variar de pessoa para pessoa, mas há estudos que mostram que as atividades mais intensas devem ser realizadas depois que o organismo humano atinge seu ápice do estado do despertar, mais ou menos entre 3 e 4 horas.

Mas é claro, vai depender se a pessoa é vespertina (acorda mais tarde) ou matutina (acorda mais cedo) e as mistas.

Também vai depender do que chamamos ritmo circadiano, que quer dizer, cerca de 1 dia (mais ou menos 23 horas), e que nosso relógio biológico não tem 24 horas, sendo assim estamos sempre adiantados em relação a hora convencional.

O mais correto e seguir o ritmo do corpo, se você se sentir disposto pratique exercício, caso contrário, faça atividade física outra hora.

Outra dica importante: não force o coração antes de você se sentir bem disposto, acordado plenamente e já aquecido para atividade física.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 15/11/2007. Última revisão: 28/09/2018
 COLABORADORES 
Newton Bittencourt dos Santos Newton Bittencourt dos Santos é graduado em Educação Física e especialista em Medicina e Ciências do Esporte pela UFRGS - Porto Alegre. Filiado à IAAF (Federação Internacional de Atletismo Amador).
todos artigos publicados