Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > Excimer Laser - Novo tratamento do vitiligo

Excimer Laser - Novo tratamento do vitiligo


O mais recente evento da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-SP) apresentou um novo método de tratamento do vitiligo, doença caracterizada pela despigmentação da pele, formando manchas brancas pelo corpo.

O tratamento foi abordado pelo presidente da entidade, Dr. João Roberto Antonio, que mostrou que o uso do Excimer Laser pode estimular a produção de melanina (proteína que confere a pigmentação da pele), em regiões como mãos e pés.

Segundo médico, que é também Professor Emérito da Faculdade Estadual de Medicina de São José do Rio Preto, o tratamento pode ser mais resistente devido à própria pigmentação da pele.

“A aplicação é totalmente indolor e tem resultado duradouro”, define.

Para o médico, o Excimer Laser é um dos métodos mais eficazes de tratamento encontrado no mercado.

Para o vitiligo localizado, pode ser usado em crianças e na face de adultos, não é necessário que a aplicação seja feita exclusivamente pelo médico, desde que tenha sua avaliação e supervisão.

“Em crianças, o tratamento pode ter aproximadamente até 100% de eficácia quando a resposta é satisfatória. Na região do rosto, ocorre uma melhora de até 95% das lesões, entretanto, essa melhora depende do tipo de vitiligo, da idade e da área afetada. Para esse tipo de tratamento, quanto mais jovem, maior é a chance de se obter resultados positivos”, explica.

Na palestra, o médico citou a importância de um acompanhamento psicológico, já que se trata de uma doença estigmatizante e que ocasiona ao paciente transtorno estético e emocional.

De acordo com o prof. João Roberto Antonio, “quando o portador apresenta sintomas como angústia e ansiedade, é necessário um acompanhamento com mais cautela”.

Vários estudos científicos embasam o tratamento.

Entre eles, está um estudo controlado, publicado na revista científica Dermatology Therapy, em julho deste ano, que comprovou a eficácia do Excimer Laser no tratamento do vitiligo.

O dermatologista, ao final da palestra, ressaltou: “Os portadores da doença são pessoas retraídas e de baixa auto-estima, por isso, é fundamental conhecê-lo e deixar à sua disposição as melhores opções terapêuticas disponíveis no mercado. Atualmente, é possível tratar todas as formas de vitiligo”.

Em alguns casos, ele sugere a “camuflagem cosmética”, ou seja, o apagamento das manchas com cosmético tipo base, para aliviar o stress do paciente até que se consigam resultados efetivos.


O que é vitiligo?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza em seu site informações sobre as doenças de pele, como o vitiligo, que é uma doença que afeta as células que contém o pigmento responsável pela cor da pele; por isso, aparecem manchas brancas no local.

A causa da doença ainda é desconhecida, e na grande maioria dos casos não há nenhum prejuízo para a saúde.

O vitiligo não é contagioso e nem hereditário, apesar de em alguns casos serem encontrados antecedentes familiares com a doença.

Os locais mais afetados são as mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos, rosto e região genital.

Certos fatores podem desencadear o vitiligo em algumas pessoas, como ferimentos e inflamações na pele, queimaduras solares e estresse.

O tratamento do vitiligo pode variar desde o uso de medicamentos locais e por comprimidos, até a indicação de técnicas cirúrgicas, radiação ultravioleta ou laser.

O dermatologista deverá indicar o melhor tratamento para o paciente, observando o tipo e o estágio do vitiligo.

Geralmente o tratamento tem longa duração e exige disciplina e persistência, pois o resultado depende da capacidade de reação do organismo.

No entanto, na ausência de tratamento, o vitiligo tende a aumentar e comprometer outras partes do corpo.


Sobre a SBD-SP

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo (SBD-SP) é uma entidade médica sem fins lucrativos, organizada com a finalidade de fomentar a pesquisa, o ensino e o aprimoramento científico da dermatologia como especialidade médica.

Além dos eventos regionais, a SBD-SP dá apoio aos eventos e iniciativas da SBD Nacional, como a Campanha contra o Câncer de Pele.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 16/11/2009. Última revisão: 20/02/2018
 COLABORADORES 

Ana Carolina Prieto, especial para a Saúde na Internet.
Convergência Comunicação Integrada
Tels. (11) 3129-8737 e 3256-0453
carolprieto@convergenciacom.net

todos artigos publicados