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Dieta e álcool


Ingerir álcool não é a mesma coisa que ingerir água.

A frase pode parecer óbvia, mas muitas pessoas, inconscientemente, acabam esquecendo que bebidas alcoólicas não são inofensivas e podem estragar qualquer dieta.

O álcool possui mais calorias por grama (7cal/g) do que o carboidrato ou a proteína (4cal/g). Só perde para a gordura que tem nove calorias por grama.

Por isso, quem está tentando emagrecer deve evitar o consumo de álcool durante o regime.

O coordenador da equipe de Nutrologia do Hospital Villa-Lobos, Andrea Bottoni, explica: “O indivíduo saudável pode ingerir álcool em até 10% das calorias diárias. Esse é o limite”.

Segundo ele, consumir bebida alcoólica vai fazer mal ao organismo, dependendo não só da quantidade, mas também de quando, quanto e como essa bebida é ingerida.

Em alguns casos, o consumo de álcool pode até ser positivo. “Uma taça de vinho tinto, por exemplo, pode fazer bem, pois possui substâncias antioxidantes que protegem o organismo”, afirma.

O médico ressalta ainda que quando a sede apertar, deve-se evitar recorrer àquela cervejinha gelada e preferir sempre beber água.

“O nutriente mais importante do organismo é a água. Qualquer outro tipo de bebida, de forma geral, possui outras substâncias, além das calorias”, diz.

Uma dica para quem quer um nutriente “mais saboroso” é recorrer à água de coco.

“A água de coco é um isotônico natural, contribui para a hidratação do organismo e contém vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos e elementos antioxidantes”, explica Bottoni.

Ainda assim, se não for possível resistir à tentação, a dica é alternar o consumo de álcool com a ingestão de água, já que a hidratação, além de ser importante para o organismo, pode evitar maiores danos, “até por que os efeitos do consumo de álcool, como, entre outros, alterações hepáticas, só serão percebidos em longo prazo”, explica o nutrólogo.
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Publicado em: 14/12/2012. Última revisão: 02/07/2018
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