Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da mulher > Como tratar dentes escuros?

Como tratar dentes escuros?


Os dentes escurecem devido a vários fatores, podendo ser por necrose (morte) da polpa dental, por causa da ação de produtos usados para “fazer o canal” do dente (que não foram devidamente empregados), por causa de pigmentos oriundos de alimentos, refrigerantes, doces, café, chás e outros.

Os dentes podem nascer manchados ou escurecidos, fato que ocorre quando durante a gravidez a gestante faz uso de antibióticos (tipo tetraciclina) ou outros medicamentos que prejudicam a formação dos dentes do feto; ou ainda por má formações dos germes dentários que podem ser congênitas, hereditárias e/ou adquiridas.

Dependendo da causa do escurecimento dental e do tempo, podemos clarear os dentes. No entanto para cada causa de escurecimento vamos ter um tratamento diferente, tratamentos estes que vão desde a aplicação de substâncias que clareiam os dentes até o recobrimento destes com materiais restauradores estéticos.

Portanto não devemos tentar clarear os dentes sozinhos em casa, pois muitos produtos que prometem clarear os dentes acabam agredindo a sua estrutura e a gengiva; devemos então procurar orientação especializada antes de começarmos a clarear os dentes.

Também devemos lembrar às gestantes que antes de fazer uso de quaisquer medicamentos, consultem seu médico, para saber se este ou aquele remédio não afeta a formação do feto, tanto dos dentes quanto do todo.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/10/1999. Última revisão: 23/09/2018
 COLABORADORES 
Marcelo Silva Monnazzi Marcelo Silva Monnazzi é Cirurgião Dentista graduado pela Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP. Residente na área de cirurgia buco-maxilo facial pela Unesp Araraquara. CRO 60976.
todos artigos publicados