Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do homem > Clareamento dental

Clareamento dental


Causas do escurecimento dos dentes

A revisão periódicas dos dentes, o controle da placa bacteriana e da cárie, a limpeza profilática associada à aplicação de flúor, a orientação sobre higiene e técnicas de escovação que mantêm um sorriso bonito são muito importantes.

Os principais fatores que prejudicam a estética dos dentes são:
- o escurecimento,
- o tratamento dentário mal sucedido e,
- a má formação congênita ou adquirida.

Todos esses problemas podem e devem ser evitados.

Segundo o cirurgião dentista, Dr. Marcos Groisman, as novas técnicas da odontologia são capazes de proporcionar um sorriso perfeito, no mais breve espaço de tempo.

O escurecimento dos dentes, por exemplo, é causado pelo uso indevido de antibióticos administrados durante a infância e outros medicamentos, pelo hábito de fumar, pelo consumo de alimentos que contenham corantes, traumatismos que causam hemorragia dentro do dente e também por tratamento dentário mal feito.

Outros problemas são as alterações de cor, causada por falhas no tratamento de canal e as restaurações que não tem cor original do dente, por erro do profissional ou uso de material ruim.

Manchas causadas pelo uso de antibiótico (tetracilina) durante o período de formação dos dentes nas crianças também prejudicam o sorriso.


Clareamento dental

Entre os tratamentos mais indicados para a manutenção do sorriso estão o clareamento e o uso de laminados de porcelana, que permitem o mínimo de desgaste da estrutura dental.

Materiais metálicos, como ouro e prata, podem ser substituído por outros que possibilitam melhor resultado estético.

Os dentes são formados por diversos canalículos (prolongamentos do próprio nervo) que são vazios e acabam acumulando os alimentos e escurecendo gradativamente os dentes.

O clareamento nada mais é do que uma limpeza profunda desses canalículos. Ele pode ser realizado em consultório ou em casa, mas é indispensável a supervisão médica.

Durante o processo, o especialista tira o molde da arcada do paciente e confecciona uma moldeira, que cobre somente a superfície dental, evitando que o agente clareador entre em contato com a gengiva. Na moldeira, é colocado um gel oxidante, que tem o poder de se infiltrar no dente e retirar toda a sujeira acumulada nos canalículos.

Não há dúvidas de que um sorriso bonito aumenta sua auto-estima e estimula a pessoa a se preocupar com outras partes do seu corpo.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 04/06/2002. Última revisão: 22/04/2018
 COLABORADORES 

Dr. Marcos Groisman é cirurgião-dentista
todos artigos publicados