Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da família > Câncer (cancro) Bucal

Câncer (cancro) Bucal


O câncer bucal ocupa uma posição de destaque entre os tumores malignos que acometem o organismo, devido a sua alta incidência e mortalidade.

A prevenção e diagnóstico precoce de lesões cancerizáveis podem ser realizados pelo cirurgião dentista através de exames e orientações.

Para esclarecer possíveis dúvidas a respeito do assunto, abordaremos alguns tópicos considerados essenciais no meu ponto de vista no decorrer deste artigo.

Existem os fatores co-carcinógenos, que nada mais são do que fatores que predispõem o paciente a desenvolver um tumor maligno na boca; podemos citar como exemplo o etilismo (álcool), o tabagismo (cigarro,cachimbo,etc), a falta de cuidados com os dentes (deixando dentes quebrados, raízes residuais ou tártaro, que ficam constantemente traumatizando a mucosa) e as próteses inadequadas e em más condições que por sua vez também irritam e ferem a mucosa bucal (língua, gengiva, bochecha,etc).

A causa do câncer é desconhecida, porém estes fatores descritos acima e a exposição prolongada ao sol podem ser responsáveis pelo aparecimento de lesões cancerizáveis. Lesões cancerizáveis, são enfermidades bucais que quando não tratadas podem evoluir para um cancêr. 86,07% dos pacientes que apresentam câncer bucal são homens, sendo que 95,08% desses fumam.

Todos nós devemos fazer um auto-exame; diante do espelho, com uma boa iluminação, procure por feridas que permanecem na boca por mais de 15 dias, caroços (principalmente no pescoço e em baixo do queixo, súbita mobilidade dental, halitose (mau hálito), sangramento na gengiva, endurecimento da língua. É bom salientar que a maioria das lesões cancerosas são totalmente indolores no início.

Qualquer dúvida procure um médico ou dentista, pois grande parte dos cânceres têm cura e quanto mais cedo for diagnosticado maiores são as chances de cura, e menores são as seqüelas.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/08/1999. Última revisão: 31/08/2018
 COLABORADORES 
Marcelo Silva Monnazzi Marcelo Silva Monnazzi é Cirurgião Dentista graduado pela Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP. Residente na área de cirurgia buco-maxilo facial pela Unesp Araraquara. CRO 60976.
todos artigos publicados