Saude na Internet    Desde 1998

início > Saudável depois dos 60 anos > Abra os olhos, Glaucoma cega!

Abra os olhos, Glaucoma cega!


PUBLICIDADE
O que é Glaucoma?

O glaucoma é uma doença que ocorre nos olhos e acontece quando a pressão intra-ocular está alterada. Esta pressão pode afetar o nervo óptico e causar cegueira. Há vários tipos de glaucoma e o mais comum é o glaucoma crônico simples. Dentro dos olhos existe um líquido transparente chamado "humor aquoso". Este líquido se forma, circula e sai do olho, e é muito importante para nutrir e manter as estruturas dos olhos normais. No entanto, quando ele tem dificuldade de sair do olho, a pressão intra-ocular aumenta de forma progressiva e causa lesão do nervo óptico, o que pode levar à cegueira.

Quem tem risco de ter a doença?

O risco de ter glaucoma aumenta com a idade, sendo mais comum após os 40 anos, diabéticos e miopia alta. Pessoas com histórico famíliar têm risco maior de apresentar a doença. Pessoas de raça negra também têm maior predisposição (quatro vezes maior ) de serem afetadas pelo glaucoma em relação às pessoas da raça branca.

Sintomas

Glaucoma não tem sintomas em estágios iniciais. A maior parte das pessoas que tem glaucoma não sabe, porque esta doença não causa dor ou outros sintomas.

Tratamento

O tratamento se faz de três maneiras: por medicamentos, por laser ou cirurgia. No começo, o glaucoma pode ser tratado com medicamentos, que têm a função de baixar a pressão intra-ocular (colírios e comprimidos)
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/08/2000. Última revisão: 11/08/2015
 COLABORADORES 

Dr. José Ricardo C. Lima Rehder - professor - titular de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC. Coordenador da campanha Glaucoma do ABC.
todos artigos publicados


Estratégia Assessoria de Imprensa.
Informações para a imprensa com Regiane Zanatta tel. (11) 5096-4334

todos artigos publicados