Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > Timidez

Timidez


A pessoa tímida por natureza não se expõe muito aos desafios da vida. O tímido se fecha em seu mundo, não se abrindo aos outros e se preservando a todo instante. Geralmente é uma pessoa sensível para sentir e compreender a dor do outro. Possui também uma hipersensibilidade aos comentários, criticas e exigências alheias. Sendo que ao ser criticado ou exigido, o tímido, facilmente se sente rejeitado.

O Tímido tem vergonha de se aproximar das pessoas, pois teme não ser aceito. Faz pouco contato com os outros, o que leva a ter poucos amigos, consequentemente, uma vida social limitada. Não critica para não ser criticado e muitas vezes não tem coragem de dizer o que pensa, de ser ele mesmo. Costuma ficar nervoso quando está junto de mais pessoas, o que faz com que muitos tímidos evitem o convívio social por medo de se expor.

Esse medo constante persegue quase todos os tímidos. As causas geralmente remontam aos tempos de infância, pois a maioria dos medos foram iniciados antes dos 7 anos de idade.

Pais muito rígidos, cobradores e exigentes com seus filhos muitas vezes favorece o aparecimento desses medos.

A alternativa mais indicada é buscar ajuda de um psicólogo para tentar entender as origens de seus medos. Junto a um profissional qualificado terá a oportunidade de dar um mergulho em suas emoções e desvendar as origens escondidas desse sofrimento.

Qualquer tipo de medo, limita o potencial humano, bloqueando e fazendo com que as pessoas não se arrisquem e não tentem nada novo.

É preciso coragem para enfrentar os medos, olhar para eles, identificar de onde vieram, e transformá-los. Algumas técnicas como hipnose ou programação neurolingüística podem ser úteis.

Procure um terapeuta em sua cidade. Não adianta deixar para depois na esperança que os problemas se resolvam por si próprios, pois isso não acontece. Amanhã ou depois, estes mesmos problemas estarão na esquina te esperando novamente e com mais forca.

Boa sorte em sua caminhada interior.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 12/11/2007. Última revisão: 21/12/2018
 COLABORADORES 
Maury Braga Maury Braga é Psicólogo Clínico Graduado pela PUCRS - Porto Alegre e Licenciado em Educação Física pela UFRGS - Porto Alegre. CRP: 07/04436.
todos artigos publicados