Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do homem > Suco de uva: uma bebida saudável e saborosa

Suco de uva: uma bebida saudável e saborosa


O suco de uva possui os mesmos benefícios do vinho, sem o acréscimo de álcool.

O vinho é uma das bebidas mais degustadas no mundo, associada ao bem estar e à qualidade de vida, desde que consumido com moderação.

Uma opção igualmente benéfica e saudável ao corpo, é o suco de uva natural, um produto integral que passa por um processo produtivo semelhante ao do vinho, apenas sem a fermentação que resulta na formação do álcool.

Por isso, tradicionais vinícolas do país investem na produção do suco que a cada ano aumenta a sua representatividade no mercado nacional.

Estudos realizados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) constatam que as moléculas presentes na uva, se ingeridas regularmente, podem aumentar a estimativa da vida das pessoas.

Uma substância presente na casca da uva, denominada resveratol e produzida pela videira para proteger os cachos, possui características terapêuticas muito eficazes no combate aos radicais livres e a hipertensão.

As propriedades da fruta reduzem o risco de doenças coronárias e combatem ao envelhecimento e ao câncer.

Para o diretor-presidente da Vinícola Campo Largo, Giorgeo Zanlorenzi, esses benefícios são potencializados quando o suco é totalmente natural, ou seja, produzido com o próprio suco da fruta sem adição de qualquer outro elemento.

“A diferença dos sucos integrais, como produzimos na Vinícola, dos sucos em garrafas plásticas e o suco de caixinha (longa vida) é a total ausência de conservantes, água ou açúcar. Assim, a bebida é mais saborosa e saudável”, afirma.


Só faz bem

O suco de uva colabora na prevenção de doenças, reduz a formação de placas de gordura, que podem entupir as artérias, combate a fadiga e a anemia.

Colabora com o sistema circulatório e ajuda a aumentar o nível HDL, o bom colesterol.

“O resveratol é um antioxidante natural responsável pela eliminação de gordura, atuando na desobstrução das artérias. Além disso, a presença de vitaminas, fibras e carboidratos auxiliam na reposição de energia ao corpo”, explica o enólogo Mateus Poggere.

Maior produtora de vinhos de mesa do Brasil, a Vinícola disponibiliza ao mercado cerca de 450 mil de litros de suco de uva por ano.

Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), da safra de 2008 nas plantações gaúchas, mais de 131milhões de kg foram destinados à produção de suco de uva, num universo de mais 630 milhões de kg de uvas adquiridas pelas vinícolas.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 23/03/2009. Última revisão: 02/03/2019
 COLABORADORES 

Básica Comunicações
www.basicacomunicacoes.com.br
41 3019-9092 / 3023-7385
Jornalista responsável: Adriana Mugnaini

todos artigos publicados


Redação Saúde na Internet