Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da família > Rouquidão infantil

Rouquidão infantil


A voz é um som produzido pelo corpo humano e é uma das melhores formas de expressarmos nossos sentimentos, dores, amores.

Com a voz choramos, cantamos, gritamos e falamos.

A voz é produzida pelas pregas vocais, que estão localizadas na região da garganta, e para que isso aconteça é necessário que o ar que vem dos pulmões toque as pregas vocais fazendo com que estas vibrem e produzam um som que é amplificado nas cavidades de ressonância, ou seja, faringe, boca e nariz, e modificado pelos dentes, lábios, língua e palato mole (a parte posterior do céu da boca).

Entretanto esse processo nem sempre é perfeito, podem ocorrer falhas.

Encontramos hoje em dia uma grande quantidade de crianças que apresentam problemas de voz, rouquidão constante ou após um jogo de futebol, na volta da escola, após uma festa de aniversário, essas são as queixas que geralmente chegam aos consultórios.

Em alguns casos as crianças já estão com um problema mais grave instalado, quando perdem a voz e ficam vários dias afônicas.

A disfonia infantil é um problema que deve ser investigado no início, pois quanto antes diagnosticada a causa da disfonia, mais fácil será tratá-la.

Alguns cuidados devem ser tomados para mantermos as vozes de nossos filhos sempre com boa qualidade e limpa:

- falar devagar, baixo e sem esforço;

- evitar falar em lugares muito ruidosos, caso isso seja impossível, chegar perto da pessoa com quem vai falar;

- fazer imitações sem esforço, existem muitas crianças que tem facilidade ou gostam de imitar personagens de televisão, animais, monstros ou mesmo outras pessoas, porém geralmente isso requer esforço, o ideal é procurar personagens que não exijam tanto abuso vocal;

- ingerir grande quantidade de líquidos durante o dia, com objetivo de manter as pregas vocais hidratadas, fazendo com que estas funcionem melhor;

- não exagerar na quantidade de alimentos muito gelados, principalmente quando o corpo estiver quente;

- evitar lugares muito poluídos, pois podem irritar as pregas vocais e o nariz;

- alguns tipos de roupas podem atrapalhar uma boa produção vocal, como por exemplo golas altas e justas e calças apertadas na cintura.

Se mesmo tomando estes cuidados a criança apresente problemas vocais, procure um especialista, pois rouquidão não é normal, apesar de comum.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 15/10/2003. Última revisão: 06/02/2019
 COLABORADORES 

Dra. Renata Fonseca de Ferrari
todos artigos publicados