Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da mulher > Retinopatia Diabética

Retinopatia Diabética


A retinopatia diabética é, ainda hoje, uma das maiores causas de cegueira no mundo.

Ao lado da vasculopatia e neuropatia, a retinopatia faz parte do conjunto de complicações mais freqüentes dos pacientes com diabetes mellitus.

O controle metabólico adequado tende a retardar o aparecimento e diminuir a gravidade das alterações fundoscópicas, porém, quando estas já existem não há modificação significativa com a normalização da glicemia.


Tipos de retinopatia

A retinopatia diabética pode ser de três tipos:

1) Simples: caracterizada pela presença de microaneurismas, hemorragias superficiais ou profundas, edema de retina e precipitados lipídicos;

2) Pré-proliferativa: caracterizada pela presença de exsudatos moles e zonas de não perfusão capilar, e;

3) Proliferativa: caracterizada por proliferação fibrovascular, neovascularização da papila, retina e/ou vítreo.


Tratamento

Não há evidências de nenhuma ação eficaz de qualquer tratamento clínico com qualquer droga, sendo que apenas a fotocoagulação ou a pan-fotocoagulação com laser de argônio tem mostrado bons resultados na prevenção de alterações retinianas.

A fotocoagulação age transformando tecido com hipóxia, capaz de liberar substâncias formadoras de neovasos, em zonas de anóxia cicatricial incapaz de produzir fatores angiogênicos.

A laserterapia leva à proliferação do epitélio pigmentar, que quando renovado reduz a quantidade de líquido tecidual extracelular, eliminando a origem do edema tecidual.

Muitas vezes porém, devido ao adiantado do quadro, com hemorragias vítreas persistentes e/ou organizadas, ou quando há descolamento retiniano instalado, faz-se necessária a intervenção cirúrgica convencional associada, através da vitrectomia.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/04/2003. Última revisão: 06/09/2018
 COLABORADORES 
Dr. Lêoncio Queiroz Neto Dr. Lêoncio Queiroz Neto - Médico Oftalmologista, especialmente interessado em doenças externas oculares, córnea, catarata e cirurgia refrativa.
todos artigos publicados