Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da mulher > Estilos e métodos de massagem

Estilos e métodos de massagem


A massagem pode ser definida como uma série de manobras e toques que se realizam na pele com finalidades estéticas ou terapêuticas.

Existem vários estilos e métodos de massagem de acordo com a finalidade e necessidade.

As duas grande escolas de massagem podem ser definidas como a oriental, que é a mais antiga, como por exemplo shiatsu (origem chinesa), ayurvédica e shantala (origem indiana) e a massagem ocidental. A massagem oriental atua principalmente no que chamamos corpo energético da pessoa, que poderia ser definido como o nosso corpo físico envolvido na sua emanação natural de energia.

A massagem ocidental foi desenvolvida nos paises europeus logo após as colonizações e exploração dos continentes americanos e surgiu do intercâmbio cultural entre povos diferentes.

Os estilos ocidentais objetivam a manipulação da circulaçao do retorno venoso e linfático e os efeitos sobre o sistema nervoso.

Neste grupo estão as massagens chamadas reflexas que são feitas em partes do corpo isoladamente como os pés (podal), mãos (quirodal) e orelhas (auricular). O estilo sueco, o mais conhecido, surgiu durante o periodo da 2a. Guerra Mundial (1939-45), e tinha como objetivo desintoxicar os músculos pelo retorno venoso e linfático dos soldados em combate.

A massagem consegue 4 diferentes efeitos sobre o corpo de acordo com a variação de 3 componentes: pressão sobre a pele; intensidade do toque e velocidade dos movimentos.

Na pele estão aproximadamente mais de 200 sensores para sentir a dor; 25 para o tato, 12 para o calor, 2 para o frio e um número imenso para a pressão, isto por cm2, se for feita lenta e superficial, produzirá efeitos analgésicos e calmantes; se for lenta e profunda, os efeitos serão de desintoxicação (drenagem linfática); rápida e profunda, seu efeito será tonificante trazendo nutrição dos tecidos e excelente para os casos de atrofia muscular. Rápida e superficial, produzirá a excitação do sistema nervoso.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/02/2000. Última revisão: 24/08/2018
 COLABORADORES 
Marines Marchioro Marines Marchioro é Massoterapeuta, formada pela Escola ALTEN/RS com Especialização em Do-In (Juracy Cançado/RJ) e Massagem Bionergética (Ralph Viana/RJ). Conselho Federal de Massoterapia número 1560.
todos artigos publicados