Saude na Internet    Desde 1998

início > Saudável depois dos 60 anos > Hipervitaminose

Hipervitaminose


A hipervitaminose, ou excesso de vitaminas, também traz problemas a nossa saúde. Conhecida também como "envenenamento por vitamina" pode levar a sintomas tóxicos.

As dosagens excessivas de vitaminas A, B3 e B6 isolada (sem o Complexo B), algumas vezes são associadas aos efeitos colaterais de vitamina, entretanto os mesmos normalmente cessam rapidamente com a redução ou interrupção da ingestão das mesmas.

É importante ressaltar que nem todas as vitaminas geram um quadro de hipervitaminose. A vitamina C, por exemplo, tem sido utilizada em doses diárias 1000 vezes acima da dose diária recomendada, sem efeitos tóxicos, no tratamento de doenças graves, embora a superdosagem da vitamina C exerça um forte efeito laxativo em pessoas saudáveis.

As elevadas doses de suplementos minerais também podem causar intoxicação e efeitos colaterais, principalmente em suplementos que contenham ferro, incluindo multi-vitaminas, embora esse tipo de envenenamento seja bastante incomum.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 05/11/2007. Última revisão: 29/08/2018
 COLABORADORES 

Redação Saúde na Internet

 PARA SABER MAIS 
Vitamin C, Titrating To Bowel Tolerance, Anascorbemia, And Acute Induced Scurvy Robert F. Cathcart, III, M.D. 1994