Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > Herpes simples

Herpes simples


O herpes é uma doença causada pelo vírus HSV que acomete pessoas de todas as idades. A infecção se dá por contato direto através do beijo, ato sexual, utensílios domésticos (mais raramente) e provavelmente pelas gotículas aéreas de saliva quando nós falamos ou tossimos.

Geralmente antes dos sinais aparecerem, a pessoa que tem a doença, passa por um período de sinais prodrômicos (sensações ou sinais que a pessoa sente antes da lesão aparecer), cujos sinais são irritação local, coceira, ardência e vermelhidão da pele no local afetado. Após este período surgem as pápulas avermelhadas (bolinhas) que rapidamente se transformam em vesículas (bolhas) pequenas e agrupadas, com o decorrer dos dias estas lesões se tornam crostas rasas e amareladas, sendo que o processo infeccioso resolui-se ao redor de 7 a 14 dias sem deixar cicatrizes.

É bom saber que o líquido das bolhas é altamente contaminante, por isso não devemos esfregar as mãos nas bolhas e levá-las a outros locais (por exemplo nariz e olho) pois irão disseminar a doença para estes locais.

Existem fatores predisponentes, ou seja, fatores que podem desencadear o aparecimento das lesões, sendo que o vírus, depois de instalado no organismo, fica alojado nas terminações nervosas e frente a estes fatores predisponentes ele reaparece.

Estes fatores são:

* Menstruação, luz solar, trauma local, depressão, gravidez, tensão emocional, febre, outras doenças que deprimam o sistema imunológico da pessoa (por exemplo a gripe).

Devemos procurar o nosso dentista ou médico assim que os sinais começarem a aparecer, pois os mesmos nos instruirão quanto às medidas necessárias a serem tomadas, na tentativa de abortar a lesão antes do seu aparecimento, ou do tratamento da mesma após seu aparecimento, para que a resolução da crise seja mais rápida, tendo em vista que esta doença ainda não tem cura definitiva.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/10/2000. Última revisão: 08/08/2018
 COLABORADORES 
Marcelo Silva Monnazzi Marcelo Silva Monnazzi é Cirurgião Dentista graduado pela Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP. Residente na área de cirurgia buco-maxilo facial pela Unesp Araraquara. CRO 60976.
todos artigos publicados