Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da família > halitose - Mau hálito

halitose - Mau hálito


O mau hálito é um problema que acomete muitas pessoas, caracteriza-se por um odor desagradável que a pessoa exala ao falar, bocejar,etc.

Este odor forte e mau cheiroso é proveniente de compostos voláteis (gases) formados quando microorganismos presentes na boca atuam sobre os restos de células da mucosa bucal ou sobre restos alimentares, degradando-os.

É possível que a pessoa tenha mau hálito e não saiba, pois o mau hálito constante causa fadiga olfatória e a pessoa fica incapaz de sentir o cheiro do próprio hálito.

A maneira mais simples de identificar o mau hálito é pedir a um familiar ou amigo de confiança que faça a avaliação para você.

Se você não quiser pedir a um amigo , vá ao dentista para que ele possa ajudá-lo no diagnóstico e tratamento da halitose (mau hálito).

A halitose ainda pode ser conseqüência de doenças bucais, de feridas , de condições sistêmicas ( diabetes, uremia,etc) e da saburra lingual (material viscoso e esbranquiçado ou amarelado que fica aderido ao dorso da língua).

A saburra nada mais é do que o acúmulo de células mortas, microorganismos e restos alimentares na língua.

No entanto, para conforto de todos, a halitose tem cura na maioria dos casos, sendo assim, devemos procurar o dentista e pedir ao mesmo que faça uma avaliação do nosso hálito.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 02/07/2009. Última revisão: 26/04/2019
 COLABORADORES 
Marcelo Silva Monnazzi Marcelo Silva Monnazzi é Cirurgião Dentista graduado pela Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP. Residente na área de cirurgia buco-maxilo facial pela Unesp Araraquara. CRO 60976.
todos artigos publicados