PUBLICIDADE
|
Problemas circulatórios como varizes e inchaço são comuns em gestantes.
Para fornecer orientações sobre a saúde da mulher e de seu bebê, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ) promoveu uma série de ações durante a 5ª Semana Estadual de Saúde Vascular, que ocorreu de 13 a 16 de outubro de 2009.
O tema da campanha foi: “Enquanto aguarda a chegada de seu bebê, cuide-se. Previna-se contra as varizes. Consulte um angiologista ou cirurgião vascular”.
“Durante a gravidez, há um aumento no volume de sangue circulante e consequentemente aumenta o trabalho venoso na mesma proporção”, explica o presidente da SBACV-RJ, Ivanésio Merlo.
“Por outro lado, alterações hormonais, como o aumento da progesterona - aquele hormônio que dilata as veias -, também agravam a situação”, avalia.
E não é só isso.
O útero vai aumentando de tamanho e vai comprimindo as veias do abdômen e da região pélvica da mulher – o que coloca um obstáculo para a subida do sangue das pernas para o coração.
O angiologista e cirurgião vascular Ivanésio Merlo explica que as varizes que aparecem durante a primeira gravidez frequentemente desaparecem após o parto.
Já as que surgem a partir da segunda gestação costumam permanecer após o nascimento do bebê.
A prática regular de atividades físicas como a caminhada, por exemplo, contribui para a saúde circulatória.
"A panturrilha fortalecida massageia as veias da perna. O uso diário de meia elástica é recomendável e saudável, mas deve ser prescrita por angiologista ou cirurgião vascular”, recomenda Merlo.
Além disso, repousar com as pernas elevadas, sempre que possível, facilita o retorno do sangue.
Semana Estadual de Saúde Vascular
A Semana Estadual de Saúde Vascular foi sancionada em 2005, com a Lei 449.
Em 2009, foi voltada para mulheres em idade fértil, especialmente gestantes, a distribuição gratuita das cartilhas será feita em ambulatórios de ginecologia e obstetrícia de hospitais públicos.