Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > É necessário sofrer para ficar em forma?

É necessário sofrer para ficar em forma?


[Saúde na Internet]
É necessário sofrer para se ficar em forma?

[Newton Santos]
Não, ninguém tem de sentir dor para se beneficiar dos exercícios físicos.

Os critérios de escolha de uma atividade física, esporte ou exercícios passam inicialmente pelo bom senso - da idoneidade física e mental do indivíduo de ter em mente se é capaz de praticar, sem riscos à sua saúde, a pratica desportiva escolhida.

Muitas vezes o praticante não tem as condições mínimas necessárias para determinada prática esportiva, mas é levado a tentar fazê-lo por influências de outras pessoas que o incentivam.

Malhação não é saúde, é coisa de atleta profissional que buscar melhorar o seu rendimento esportivo mesmo que isso implique estourar o corpo.
Aliás, esse termo deveria ser abolido do vocabulário das academias e praças de esporte.

Se a pessoa faz ginástica e no dia seguinte está toda dolorida, isso significa que está fazendo algo errado. Só ganha saúde com esporte, quem não sofre.

Qualquer pesquisa séria mostra que só consegue melhorar a qualidade de vida as pessoas que seguem uma atividade física regular, bem dosada, sem exageros, não atlética.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/08/1999. Última revisão: 17/12/2018
 COLABORADORES 
Newton Bittencourt dos Santos Newton Bittencourt dos Santos é graduado em Educação Física e especialista em Medicina e Ciências do Esporte pela UFRGS - Porto Alegre. Filiado à IAAF (Federação Internacional de Atletismo Amador).
todos artigos publicados