Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do homem > Carnaval: folia sem culpas

UniEuropa Business School

Carnaval: folia sem culpas


UniEuropa Business School PUBLICIDADE
O Carnaval está aí e algumas medidas preventivas devem ser tomadas para que a folia não interfira no estado de saúde daqueles que desejam aproveitar a festa.

Médicos do Hospital e Maternidade MadreCor de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, dão dicas sobre como preparar-se para participar da festa sem culpa.

No Carnaval, as pessoas vão às ruas, por vezes, esquecendo-se de cuidados secundários para o momento tais como: alimentação adequada ou atenção a alimentos adquiridos na rua e sexo seguro.

O contato com numerosas pessoas mais aglomeradas facilita a transmissão de diversos agentes infecciosos, tais como vírus - a exemplo dos causadores do resfriado comum e da gripe e bactérias – responsáveis por casos de amigdalites.

Se você estava cansado de ouvir sobre Gripe Suína, Meningite C e Dengue, aqui vai uma notícia: no Carnaval, a alegria de todos também aumenta as taxas de DSTs.

Muita música, descontração, bebida alcoólica e sensualidade fazem parte dessa euforia contagiante, que aproxima as pessoas.

O clima é mágico, propício para os frequentes e calorosos beijos e tudo mais.

O problema não é o fato em si - já que seria uma questão comportamental -, mas sim como tudo é feito.

O contato mais íntimo como o beijo, possibilita, ainda, a transmissão de vírus Herpes simples, sendo maior a possibilidade quanto maior o número de parceiros beijados.

Isso explica a frequência aumentada dessas afecções no período pós-carnaval.

Ainda nessa linha, cabe a preocupação com a prática do sexo seguro, ou seja, realizado com o uso do preservativo.

Atenção, no Carnaval, diante das doenças citadas você pode ser o mestre-sala da culpa ou da prevenção.

“Deixar água parada, não se vacinar e não usar camisinha é, com certeza, 'uma água na cerveja', 'um confete na boca' ou ainda uma marcha fúnebre na sua marchinha de carnaval”, alerta o infectologista Dr. Vinícius Paulino.


UniEuropa Business School

Publicado em: 07/06/2012. Última revisão: 18/02/2019
 COLABORADORES 

Hospital e Maternidade Madrecor
Avenida Francisco Ribeiro, 1111
Santa Mônica
Uberlândia / MG
Tel: (34) 3230-6000