Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > Câncer de mama: Ultrassonografia (ecografia) é o exame mais recomendado paras as mulheres jovens

Câncer de mama: Ultrassonografia (ecografia) é o exame mais recomendado paras as mulheres jovens


( Rafael Dias Borges )
A glândula mamária feminina não se mantém igual ao longo da vida. Isso repercute diretamente nos exames de imagem para detecção do câncer.

Mulheres jovens possuem a mama densa, o que torna mais desafiadora a visualização de patologias com a utilização de mamografia.

Nesses casos, se a paciente jovem detecta um nódulo, o exame mais recomendado é a ultrassonografia (ecografia).

A interface da mamografia não permite a distinção clara entre o tecido jovem e o nódulo, apresentando ambos em branco. Ao contrário da ultrassonografia que apresenta o tumor com uma aparência escura, deixando clara a sua presença.

Com o passar do tempo e o avanço na faixa etária, este tecido é substituído por gordura, o que torna a mamografia o exame mais eficiente.

O câncer de mama, em mulheres que não sentem nenhum sintoma e que apresentam alto risco, é ainda mais complexo de ser identificado.

O diagnóstico, nesses casos, pode ser realizado por meio de uma série de exames além da mamografia, como ultrassom, tomossíntese (mamografia 3D) e, em último caso, a ressonância magnética.

- A grande limitação da mamografia são as mamas densas, pois existe uma grande dificuldade de identificar um nódulo nestes casos. Porém, o câncer de mama não se manifesta somente desta forma. Deve ser considerado que todos os métodos de diagnóstico de detecção da doença, em mulheres assintomáticas, têm as suas limitações. Em casos de pacientes de alto risco, o diagnóstico é realizado com um conjunto de estudos por imagem - considera a diretora-médica da Mamorad, Radiá Pereira dos Santos.

É importante a manutenção de exames regulares de imagem, mesmo se não sentir nada no autoexame de toque.

Isso se justifica porque a detecção pelo tato se dá quando o nódulo já mede um ou dois centímetros, o que já caracteriza um avanço considerável da doença.

Quando se trata de um público mais abrangente, a mamografia é o exame mais indicado.

É provado cientificamente que se realizada em intervalos anuais regulares, em mulheres com mais de 40 anos, este deverá ser o 1° exame para detectar precocemente a doença e realizar o tratamento com antecedência, obtendo assim as melhores chances de cura.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 10/10/2012. Última revisão: 18/03/2018
 COLABORADORES 

PlayPress Assessoria de Imprensa
todos artigos publicados


A Clínica Mamorad está situada em Porto Alegre, no bairro Bela Vista e tem mais de duas décadas de atividade. Foi a primeira clínica do Brasil idealizada com o foco exclusivo na mulher e no exame de mamografia, que continua sendo o método mais eficaz na detecção precoce do Câncer de Mama.
todos artigos publicados