Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da família > Por que limpar sua língua?

Por que limpar sua língua?


A língua, bem como os dentes ,devem ser constantemente higienizados. A parte dorsal posterior (fundo) da língua da maioria das pessoas têm uma camada de milhões de microorganismos (bactérias e outros).

Durante as refeições, resíduos dos alimentos ingeridos depositam-se nessa área, resultando em uma camada branca acinzentada (formada por resíduos alimentares e restos de microorganismos).

Se estes restos forem deixados na língua eles irão produzir, devido à degeneração dos mesmos, substâncias responsáveis pelo “mau hálito”.

Apesar de existir várias causas para o mau odor oral, tem sido estimado que 90% dos casos de mau hálito são consequência dos restos alimentares “esquecidos” na boca.

Embora haja dificuldade para provar cientificamente, foi considerado que muitos organismos patogênicos (que provocam doenças) da língua podem contribuir significantemente na cárie dental e na doença periodontal.

Existem utensílios especiais para limpar a língua, no entanto a maioria deles são importados (exemplos: Breath-So-Fresh, Breath Taker, etc) e dificilmente são encontrados no Brasil.

A limpeza da língua pode ser feita com a escova dental e da seguinte forma:

1 - coloque a língua para fora o máximo que puder (tente visualizar áreas esbranquiçadas, que são os resíduos)

2 - coloque a escova na parte mais posterior possível da língua (sobre as áreas esbranquiçadas) , pressione a escova contra a língua e puxe-a vagarosamente para frente.

3 - repita esta operação até todos os detritos terem sido removidos e depois enxague a boca. Esta operação pode ser feita durante a escovação dos dentes.

Este procedimento pode ser difícil para pessoas que tem reflexo de restrição, ou seja, sentem náusea quando um objeto é colocado na língua; no entanto a pessoa acostuma-se com o tempo.

Repetindo a escovação da língua todos os dias, teremos uma boca mais limpa, saudável e um hálito mais puro.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/09/1999. Última revisão: 13/03/2017
 COLABORADORES 
Marcelo Silva Monnazzi Marcelo Silva Monnazzi é Cirurgião Dentista graduado pela Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP. Residente na área de cirurgia buco-maxilo facial pela Unesp Araraquara. CRO 60976.
todos artigos publicados