Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da família > Maçã limpa os dentes?

Maçã limpa os dentes?


PUBLICIDADE
É verdade que a maçã tem a capacidade de limpar os dentes?

Na realidade, não só a maçã, como vários outros alimentos têm a propriedade de limpar os dentes.

Estes alimentos são denominados alimentos detergentes.

Os alimentos detergentes são todos aqueles alimentos capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação. Estes alimentos são representados por algumas frutas, verduras e legumes.

Esta limpeza se dá de forma mecânica e ocorre devido ao atrito do alimento, rico em fibras ou de consistência endurecida, com os dentes, no decorrer da mastigação.

Maçã, pêra, cenoura, e vários outros alimentos, são detergentes.

Devemos sempre que possível comer estes tipos de alimentos. Pois durante o ciclo mastigatório, os alimentos passam por entre os dentes e se os mesmos tiverem as propriedades físicas ideais (citadas anteriormente), estas frutas e ou legumes removerão resíduos e a placa em formação nos dentes.

No entanto se comermos algo "grudento", como, por exemplo, aquelas balas de côco denominadas puxa-puxa, ou cocadas (famosos quebra-queixos), estes alimentos têm a tendência de grudar nos dentes e não de deslizar entre os mesmos e limpá-los. Sem falar na quantidade de açúcar, que é altíssima nestes doces.

Devemos lembrar que mesmo com a ingestão de alimentos detergentes, temos que escovar os dentes. Pois estes alimentos são complementares na higiene oral, não substituem a escovação e os demais cuidados usuais que temos que ter.

É muito importante ingerir este tipo de comida. Pois sabemos que além de serem bons para os dentes, são muito importantes para uma nutrição adequada e balanceada.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 14/11/2007. Última revisão: 19/02/2015
 COLABORADORES 
Marcelo Silva Monnazzi Marcelo Silva Monnazzi é Cirurgião Dentista graduado pela Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP. Residente na área de cirurgia buco-maxilo facial pela Unesp Araraquara. CRO 60976.
todos artigos publicados