Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da família > Homeopatia: alternativa ou primeira escolha?

Homeopatia: alternativa ou primeira escolha?


Por que a homeopatia é considerada como alternativa por muitos, quando ela pode ser terapia medicamentosa de primeira escolha?

A homeopatia foi reconhecida como especialidade medica a partir de 1980 tanto pelo Conselho Federal de Medicina quanto pela Associação Medica Brasileira.

A Associação Médica Homeopática Brasileira representa os médicos homeopatas no Brasil e exterior. Para ser homeopata, o medico precisa participar de um curso de especialização com 3 anos de duração e, no mínimo, 1200 horas.

Já existem várias faculdades de medicina que oferecem cursos de informação sobre homeopatia (optativos) com 60 horas de aula durante o curso de formação médica.

Apesar do reconhecimento como especialidade e de existirem mais de 10 mil médicos homeopatas em todo o Brasil, ainda sofremos discriminação, não da população que ao usar a homeopatia comprova sua eficiência, mas de alguns poucos colegas médicos ainda desenformados sobre a especialidade.

Na pratica do dia-a-dia devemos lembrar que o conhecimento homeopático deve estar agregado ao conhecimento médico como um todo.
Desse modo, devemos considerar a homeopatia como um conhecimento a mais que o médico pode ter, com possibilidade inclusive de utilizá-lo em primeira instancia, ampliando assim a capacidade e o leque de possibilidades terapêuticas do médico no sentido de auxiliar o paciente da melhor maneira possível para que ele melhore, alcance o estado de saúde e assim permaneça.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 12/11/2007. Última revisão: 12/08/2017
 COLABORADORES 

Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho. Médico graduado pela Escola Paulista de Medicina, com pós-graduação em Homeopatia pela Sociedade Brasileira de Homeopatia "Dr. Alberto Seabra". Especialista em Homeopatia pela Associação Médica Homeopática Brasileira. Responsável pelo site sobre Homeopatia Similia.
Fone: 11 864-5898

todos artigos publicados