Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > DST - Sífilis

DST - Sífilis



PUBLICIDADE
O que é

Sífilis, é uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) causada pela bactéria "Treponema pallidum", adquirida através de sexo vaginal, anal ou oral com pessoa contaminada, além de transfusão de sangue contaminado ou, da mãe grávida contaminada, para o feto.


Sintomas

No primeiro estádio ou sífilis primária, a lesão inicial, também chamada de cancro duro, aparece de duas a quatro semanas após a inoculação.
Os locais mais comuns são os genitais, ânus e boca. O cancro duro é geralmente indolor e inicia-se como uma pápula (elevação eruptiva na pele) avermelhada que transforma-se em úlcera de bordas arredondadas e fundo limpo, firme à palpação; daí o nome de cancro duro.


Conseqüências


Quando passa despercebido, o cancro duro desaparece em cerca de 4 semanas e aí reside seu grande perigo pois a infecção sifilítica continua presente.

O segundo estádio ou sífilis secundária inicia-se de uma semana a seis meses após o desaparecimento da lesão inicial, o cancro duro.

Erupção cutânea de aspecto avermelhado ou arroxeado desenvolve-se, principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés. Febre, faringite, perda de peso e do apetite, queda de cabelo e lesões úmidas nas áreas genitais que são muito contagiosas, são as características desta fase que dura de três a seis meses.

Cerca de 50% dos infectados entram no estádio de sífilis latente e nele permanecem até o fim de suas vidas. Não existem sintomas aparentes mas a bactéria continua a se infiltrar nos tecidos.
Os outros 50% dos infectados passam para o último estádio da doença, a sífilis tardia.
Neste estádio, aparecem sérias doenças cardiovasculares, cerebrais e da medula espinhal (neurossífilis), olhos e outros orgãos, conduzindo o infectado a paralisias, insanidade, cegueira ou morte.


Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é confirmado através de exame clínico, pela identificação da bactéria em testes de laboratório e por exames de sangue (testes sorológicos).

O tratamento é realizado com antibióticos específicos.
Nos três primeiros estádios, a sífilis é completamente curável.


Prevenção

A prevenção é obtida pelo uso do preservativo (camisinha). Tomar banho ou pelo menos lavar os genitais com água e sabão e urinar imediatamente após o ato sexual, são sempre medidas adicionais de proteção.


Publicado em: 25/11/2000. Última revisão: 21/04/2016
 COLABORADORES 
Dr. Cálide Soares Gomes Dr. Cálide Soares Gomes - Urologista formado em Medicina pela UFMA, 1982, com residência médica em Urologia, HMSA, Rio de Janeiro-RJ. Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Efetivo da Confederacion Americana de Urologia. Efetivo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Professor da Disciplina de Urologia da UFMA. CRM:3011
todos artigos publicados