Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da família > Dieta vegetariana

Dieta vegetariana


Parei de comer carne, quais precauções devo tomar?

Diversas pessoas no mundo todo não comem carne por vários motivos, seja por aversão ao sabor ou até mesmo por questões ecológicas e religiosas.

O fato é que a carne é um ótimo fornecedor de proteínas para o corpo, mas não o único. Existem pessoas que são totalmente vegetarianas, e alimentam-se apenas de produtos de origem vegetal, outras que se alimentam de carne branca, e há ainda pessoas que se alimentam com leite e ovos (ovolactovegetarianas).

As proteínas são constituídas por aminoácidos. Esses pequeninos elementos são em número 22 e subdivididos em essenciais e não essenciais. Os essenciais não são produzidos pelo organismo, os não essenciais sim.

O que determina se uma proteína é de alto ou baixo valor biológico é a quantidade e relação existente entre os aminoácidos, além de sua digestibilidade.

As carnes, leites (e derivados) e ovos, são as proteínas que contém em maior e melhor proporção os aminoácidos essenciais, por isso, ao consumí-los você estará garantindo que a maior parte da proteína contida neste alimento será absorvida e aproveitada.

Por outro lado, uma dieta totalmente vegetariana pode suprir as quantidades de proteínas necessárias se forem bem suplementadas.
Um determinado alimento é pobre em um tipo de aminoácido mas rico em outro, e sendo assim pode completar-se quando bem combinado, um exemplo disso é o conjunto leite+cereais.

Essa suplementação dá melhor resultado quando utilizados produtos que são modificados geneticamente, como por exemplo o milho com alto teor de lisina, ou ainda produtos que por melhorias nas técnicas de plantio permanecem com seus nutrientes mais conservados.

Diversos estudos foram e estão sendo feitos para provar que a nossa conhecida dupla Arroz e Feijão é um bom exemplo de suplementação mútua de aminoácidos.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 12/11/2007. Última revisão: 15/01/2018
 COLABORADORES 
Adriana Maria Adriana Maria - é nutricionista graduada pelo IMEC / RS e Técnica em Nutrição e Dietética pela ETE Júlio de Mesquita de Santo André / SP
todos artigos publicados