Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do jovem > Desvendando os mitos sobre os óculos

Desvendando os mitos sobre os óculos


O uso de lente com “grau” diferente da minha pode fazer a visão piorar?

Usando de lentes prescritas erroneamente não fará sua visão piorar, mas pode causar fadiga ocular e cefaléia.


Os óculos podem causar tontura ou dor de cabeça?

Se as lentes não estão propriamente alinhadas em seus olhos, ou se sua prescrição das lentes foi um pouco forte, pode resultar em tonturas.

Se a tontura persistir regularmente sem seus óculos é uma boa idéia fazer uma consulta com o médico de ouvido ou de problemas circulatórios.

Muitas dores de cabeça são relacionadas com stress.

Se você também possuir cansaço visual, isto pode adicionar um desconforto de uma dor de cabeça. Embora, normalmente não seja causa de dor de cabeça.

Outra causa de dor de cabeça é a sinusite.

Dores de cabeça por sinusite não são causadas por problemas oculares; embora o reverso possa ser verdadeiro, pois os olhos são cercados pelos seios da face, assim a irradiação de uma sinusite pode causar dor ocular.

Um terceiro tipo de dor de cabeça é causada pela dilatação dos vasos sangüíneos da cabeça. Isto é chamado de enxaqueca.


Ficarei dependente dos óculos se usá-los o tempo todo?

Não.

Se sua prescrição está correta você simplesmente verá mais claramente enquanto usar seus óculos. Se você tirá-los verá menos claramente.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/04/2003. Última revisão: 11/04/2018
 COLABORADORES 
Dr. Lêoncio Queiroz Neto Dr. Lêoncio Queiroz Neto - Médico Oftalmologista, especialmente interessado em doenças externas oculares, córnea, catarata e cirurgia refrativa.
todos artigos publicados