Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da família > A Homeopatia trata minha doença?

A Homeopatia trata minha doença?


Por estranho que possa parecer a Homeopatia não trata a DOENÇA.

Bom daí você vai me perguntar: Como assim? Eu vou ao médico, desfilo todas as minhas queixas, no final ele passa um remédio e não trata da minha doença?

Não, o objetivo do tratamento homeopático não é especificamente a doença e sim o DOENTE. A homeopatia trata o doente.

Todos nós para enfermar-nos, passamos por várias fases até a instalação da lesão em si. Desde que nascemos (algumas correntes acham que já dentro da barriga de nossa mãe) somos expostos a estímulos nocivos do meio ambiente.

Contra estes estímulos criamos mecanismos de defesa.

Inicialmente estes mecanismos afetam a esfera mental, especialmente as emoções – tristeza, mágoa etc. Depois caminha paulatinamente para a esfera geral – transpiração excessiva, febre passageira etc, e finalmente quando apesar de todo este esforço, não conseguimos minimizar nossa dor interior, o organismo perpetua a lesão em algum local do corpo onde já existe uma pequena deficiência herdada, que não apareceria caso o todo não tivesse sido submetido a este stress.

Aí então que surge a doença como conhecemos, com todas as manifestações sintomatológicas que leva o paciente ao médico.

O médico homeopata sabe que a doença final não é a origem do processo de ficar doente e vai então prescrever um medicamento que minimize a causa deste processo e não a conseqüência.

Assim, a homeopatia trata o DOENTE, não a doença.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 01/09/2000. Última revisão: 09/01/2018
 COLABORADORES 

Dr. Heidwaldo A. Selighini é médico formado pela PUC - Campinas. Especialista em Homeopatia e Presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira.
www.amhb.org.br

todos artigos publicados