Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde do homem > Transplante capilar

Transplante capilar


As novas técnicas em transplante de cabelo são a esperança de muitos calvos que querem ter seus cabelos de volta.

Estima-se que somente no Brasil mais de 40 milhões de pessoas sofram com a calvície.

E pasme! Dados recentes mostram que 30% das mulheres também apresentam calvície e necessitam de diagnóstico e tratamento.

De acordo com o cirurgião dermatológico João Carlos Pereira, do JC Pereira Hair Transplant, de São José do Rio Preto, atualmente a técnica mais moderna que existe é a Folicular, que pode ser complementada com outra técnica avançada, a chamada Coronal.

“Através desta técnica a maneira de implantação das unidades foliculares na área calva obedece a mesma forma do cabelo natural, ou seja, com a inclinação e direcionamento corretos conforme a localização, obedecendo a naturalidade dos cabelos de cada pessoa”, explica Pereira.

Já na técnica folicular, os fios da área doadora são separados um a um e implantados na área calva: “Nesta técnica, os fios unitários ou geminados em duas ou três unidades (de acordo com a formação original do cabelo) são separados e implantados dessa forma para a área calva, o que garante total naturalidade ao resultado final”.

Segundo Pereira, a cirurgia é realizada sob anestesia local. Uma fita de couro cabeludo é removida da região acima da nuca e laterais da cabeça (a sutura [pontos] fica totalmente encoberta pelos cabelos).

Esta parte retirada de couro cabeludo coletada vai para outra sala dentro do centro cirúrgico na qual um grupo de cinco enfermeiras especializadas promove a separação dos fios sem separá-los da sua unidade folicular.

Este procedimento é feito com cinco microscópios esteroscópicos de alta resolução importados e específicos para realizar a separação dos fios sem desestruturar as unidades foliculares e sem traumatizar a raiz das mudas.

Na área calva, são realizadas micro perfurações com agulhas, aos milhares, que receberão mais tarde, as mudas capilares.

Depois de cinco dias o futuro ex-calvo pode retornar às atividades do dia a dia e aos esportes individuais.

Três meses depois os cabelos começam a nascer e crescem um centímetro por mês.

Após oito meses, os cabelos já estão com penteado definido.

No Brasil, a técnica folicular ainda é realizada em poucos locais pois necessita de uma estrutura própria que envolve: estrutura com centro cirúrgico preparado para este fim, anestesista, monitoração, microscópios específicos, equipe de oito a doze profissionais especializados e microinstrumentais (próprios).

“Um bom resultado depende de tudo isso, além das técnicas atuais”, explica o médico.

O nível de satisfação dos resultados atuais é medido pelo grande número de políticos, empresários, artistas, profissionais liberais e pessoas de destaque nacional que já realizaram, recentemente, o transplante com sucesso.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 07/06/2012. Última revisão: 11/06/2018
 COLABORADORES 
Dr. João Carlos Pereira Dr João Carlos Pereira
Membro da American Hair Loss Association, International Society Hair Restoration, Sociedade Brasileira de Dermatologia e International Society Cosmetic Dermatology.
Fundador e membro da Sociedade Brasileira de Laser.
JC Pereira Hair Transplant - São José do Rio Preto - SP - (17) 4009-5500
www.jcpereira.com.br

todos artigos publicados