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Saiba porque é necessário consumir um pouco de gordura diariamente


Você sabia que se utilizar um pouco de gordura diariamente é essencial para a saúde?

Sim, pois ela é necessária para absorver as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, e K), manter a pele macia e aparência jovial, participar na formação de hormônios, dar proteção mecânica aos órgãos, dar melhor sabor e textura nos alimentos e ainda provocar a saciedade

As gorduras em quantidades adequadas

Nas refeições são bem vindas, mas ninguém gosta de te-las acumuladas no corpo, principalmente na cintura, no abdômen, nos braços e pernas.

Na prática vemos pessoas que evitam ingerir gordura de qualquer tipo, outras abusam das gorduras culpando os carboidratos pela obesidade, outras que abusam delas pelo sabor, mas limitam sua ingestão, e outras que nem sabem o que estão ingerindo por desconhecimento da presença das gorduras nos alimentos.

Muitas pessoas nos perguntam se o uso de azeite de oliva é bom e se pode ser usado sem restrições.

Embora o azeite de oliva seja um tipo de óleo saudável, sendo bom para o aparelho cardiovascular, devemos lembrar que uma colher de sopa dele equivale a 120 calorias.

Fica fácil imaginar que ao comer pizza e regá-la com bastante azeite o que acontecerá com o seu peso.

O pior, que é comum nas pizzarias a oferta do azeite de oliva nas mesas. Isso para não falar do azeite de oliva composto (parte de azeite de oliva e parte de óleo de soja), que poucas pessoas sabem fazer distinção.

É necessário saber que existem gorduras “boas” e “ruins”.

As gorduras “boas” estão no abacate, azeite de oliva, óleos vegetais, azeitonas, nozes, sementes, soja e seus derivados como o queijo tofu, nos óleos dos peixes e de certas sementes. Essa gordura é denominada de “gordura insaturada”.

As gorduras “ruins” são de origem animal, como na manteiga, na carne e na gordura bovina e suína, na carne e na gordura das aves, nos laticínios feitos de leite integral (queijo, sorvete, iogurte), nas gorduras hidrogenadas que estão nas margarinas, frituras, pães, bolos, biscoitos, croissants. Essa gordura é denominada “gordura saturada” e “trans”.

Como um pouco de gordura é necessário ao organismo, é interessante consumir as boas gorduras, que além de serem saudáveis, combatem a obesidade.
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Publicado em: 02/03/2010. Última revisão: 12/09/2018
 COLABORADORES 
Dra. Tereza Cristina Porazza Cibella Dra. Tereza Cristina Porazza Cibella
Graduada em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeu (USJT).
Pós-Graduação em Nutrição Desportiva e Qualidade de Vida pela Faculdade Integrada de Santo Andre (FEFISA).
Experiência em Clínicas Médicas e Academias de São Paulo.
Maiores informações: 011 8152-5056

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Patricia Muniz - Produtora e Assessora
Tel: (11) 8134 1915

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