Saude na Internet    Desde 1998

início > Saudável depois dos 60 anos > Quiropraxia, alinhamento das vértebras

Quiropraxia, alinhamento das vértebras


UniEuropa Business School PUBLICIDADE
A homeoestasis é o conceito básico com o que os profissionais da quiropraxia iniciam sua aproximação com o mundo das doenças do corpo humano.

Como na maioria das disciplinas da medicina natural ou não tradicional, esta técnica parte do conceito que supõe que as doenças correspondem ao desequilíbrio do organismo humano que, por natureza, deveria estar sempre em harmonia.

O nome quiropraxia provêem do grego quiros (mãos) e praxis (exercer, praticar) e sua historia, de pouco mais de um século, torna-a um dos mais novos ramos da medicina e de difusão mais rápida nos últimos anos nos Estados Unidos.

Sua área de trabalho é basicamente a coluna e sua base científica, segundo explica o especialista Ricardo Fujikawa, baseia-se no fato de que através da coluna vertebral passam centenas de fibras nervosas que conectam os diferentes órgãos do corpo humano aos receptores do cérebro.

O problema aparece quando "a coluna vertebral sofre desalinhamentos o que provoca distensão dos ligamentos e músculos, ativando os receptores da dor e enviando sinais excessivos ao sistema nervoso", explica Fujikawa.

"-Imagine que estes desalinhamentos podem provocar o fechamento dos espaços entre as vértebras, pressionando os nervos que por ali passam, interrompendo o fluxo nervoso, evitando que o sistema nervoso receba as informações exatas dos orgãos como pessoas que ficam isoladas quando as linhas telefônicas são interrompidas", agrega.

Fora de linha

As razões para que a coluna vertebral perda sua homeoestasis, nome do equilíbrio natural na quiropraxia, são diversas: golpes fortes, infecções, inflamações, problemas congênitos (genéticos), má postura, etc.

Assim, adicionando todos esses fatores, as vértebras acabam inclinando-se, modificando sua posição original.

A massoterapeuta Marinês Marchioro, explica em termos simples que a técnica baseia-se no restabelecimento da harmonia do corpo através do realinhamento da coluna vertebral.

Para isso, usam-se técnicas manuais.

O processo, completa Ricardo Fukawa, inicia-se com a anamnesis (historia do paciente contada pelo ele mesmo), continua com um exame físico da palpação, termografia e análise postural e, aliás, uma análise radiológica.

O objetivo é encontrar as subluxações (desalinhamentos) das vértebras para poder ajustá-las no lugar devido.

Segundo o especialista, "artigos científicos comprovam a eficácia dos ajustes quiropráxicos, demostrando também melhora considerável nas patologias neuromusculares, como enxaquecas lesões cervicais, etc. Esses trabalhos dão a base aos princípios da quiropraxia como ciência"

No entretanto, como toda ciência nova, a seriedade e a efetividade da quiropraxia tem sido colocadas em dúvida pela comunidade científica.

Até aqui, a nova técnica só tem conseguido refutar parcialmente as críticas que lhe tem sido feitas com enquetes que demostram que as manipulações da coluna vertebral tem êxito na solução de muitas dores nas costas.

Historia

A historia desta técnica é muito nova, há apenas um século (em 1895) o canadense Daniel Palmer estabeleceu-se como magneto-terapeuta e atendeu o caso do zelador do prédio onde trabalhava quem, em quanto carregava um peso, tinha sentido um som nas suas costas seguido da perda de audição.

No primeiro exame, Palmer viu que o paciente tinha um ferimento nas costas.

Depois, notou que tratava-se de um desalinhamento da coluna vertebral e utilizando um processo de palanca, retorno-a a seu lugar original. Dias depois, o paciente voltou a ouvir.

A partir desta descoberta, o filho de Palmer continuou as pesquisas em torno a quiropraxia e, posteriormente, fundou a Palmer School of Chiropractic, atualmente conhecida como a Palmer University.

E a esposa do descobridor, tornou-se a primeira quiropraxista escrevendo o primeiro livro de anatomia humana dirigida a recém estriada especialidade.

Atualmente, para chegar a ser um quiropraxista devem-se estudar ao mínimo quatro anos nos quais abrangem-se matérias como anatomia, neuroanatomía, técnica pélvica, ajuste das extremidades, radiologia, biomecânica, técnica cervical, técnica Toggle e jurisprudência, entre outros.


Publicado em: 01/01/2001. Última revisão: 14/07/2023
 COLABORADORES 

Jornalista Miguel Valdívia - especial para a Saúde na Internet


Dr. Ricardo Fujikawa é Médico pela Faculdade de Medicina de Marília,
Doctor of Chiropractic pela Palmer College of Chiropractic,
Docente do curso de quiropraxia na Palmer University, Davenport, Iowa

todos artigos publicados

Marines Marchioro Marines Marchioro é Massoterapeuta, formada pela Escola ALTEN/RS com Especialização em Do-In (Juracy Cançado/RJ) e Massagem Bionergética (Ralph Viana/RJ). Conselho Federal de Massoterapia número 1560.
todos artigos publicados