Saude na Internet    Desde 1998

início > Saúde da gestante > O bebê quer dormir com os pais - o que fazer?

O bebê quer dormir com os pais - o que fazer?


É muito comum a queixa de que o bebê acostumou-se a dormir com os pais e agora não aceita o berço. Nesses casos, o que fazer?

É importante destacar que o bebê deve ser colocado para dormir no berço desde o primeiro dia em casa, justamente para evitar que o bebê se acostume a dormir com os pais e relute o berço posteriormente.

Em circunstâncias especial pode-se aceitar que o bebê durma com os pais. Entretanto, isso não deve se tornar um hábito na família.

Muitas vezes é mais cômodo para a mãe ter o bebê ao seu lado a noite toda, para que ela sinta-se mais tranquila, ou mesmo pela comodidade de não levantar-se da cama no meio da noite.

Nesses casos, é importante tentar alterar esse hábito o quanto antes.

Em geral, recomenda-se que essa mudança ocorra antes da criança começar a falar, já que depois, o poder de persuação da criança será ainda maior.

Uma sugestão é que a mãe fique ao lado da criança, até que ela adormeça, e então, colocar a criança para dormir no berço.

É importante que a criança durma no berço, não apenas para o desenvolvimento do pequeno, mas também para resgatar a privacidade dos pais.
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

Publicado em: 27/12/2012. Última revisão: 15/11/2018
 COLABORADORES 

Redação Saúde na Internet